Embora não seja prática comum, uma empresa pode, a pedido do cliente, reembolsar o valor das mercadorias de um contrato que retornaram para o estoque (retorno de remessa). Esse reembolso pode ocorrer de duas formas:
Bônus de retorno de remessa para contratos com financeiro QUITADO pelo cliente
- Cliente/Forn: Cliente signatário do contrato
- Operação: CRÉDITO
- Conta: CB (Cheque-bônus)
- Dinheiro: valor correspondente ao bônus do retorno de remessa.
O Fronter deverá retornar a seguinte mensagem:
- Operação: DÉBITO
- Conta: Caixa do qual sairá o dinheiro para o pagamento do bônus ao cliente
O Fronter retornará a mensagem:
Nesse ponto, o caixa já poderá pagar o bônus ao cliente ao cliente pois a movimentação de contas estará registrada.
Bônus de retorno de remessa para contrato com financeiro NÃO QUITADO pelo cliente
O Fronter retornará a mensagem:
O Fronter retornará a seguinte mensagem:
O título agora estará disponível para visualização com valor menor pois sofreu uma BAIXA PARCIAL a partir do cheque-bônus do retorno de remessa do contrato.
- É possível informar outros pagamentos junto ao cheque-bônus do retorno de remessa.
O cheque-bônus de retorno de remessa é, na verdade, uma despesa para a empresa, já que ela irá receber um valor menor do que o previsto na assinatura do contrato. Essa diferença de valor deve ser caracterizada como saída, de modo que o financeiro da operação permaneça correto.
Para que a movimentação do cheque-bônus figure corretamente nos relatórios do Fronter, temos que lançar o bônus da devolução como despesa do contrato.
Lançando o cheque-bônus como despesa do contrato
- Informe a quantidade 1.
- Preço unitário = valor do bônus de devolução gerado anteriormente para o cliente.
- Não é necessário que seja o mesmo vendedor que gerou o contrato. Verifique se existe um vendedor NÃO IDENTIFICADO ou PESSOA PADRÃO para cadastrar a despesa.
Agora a despesa está cadastrada e vinculada ao contrato e estará disponível para ser visualizada na tela de ENCERRAMENTO DE CONTRATO.Este texto ficará oculto.
A devolução de venda sobre o contrato deve ser feita quando é emitido um pedido de entrega/remessa do contrato mas, finalizada a obra, alguns produtos continuam pendentes de entrega e o cliente não irá utilizar. Dessa forma, é necessária a devolução para que o produto volte a ficar disponível para venda.
Esse procedimento é semelhante a devolução de venda convencional. No entanto, deve-se filtrar no campo PEDIDO pelo número do pedido de remessa.
Essa devolução NÃO gera cheque-bônus para o cliente.
Para aprender a fazer uma devolução de venda, acesse o tópico abaixo: