Como funciona o módulo de contrato?

Módulo de Contrato
Sobre

Um contrato é um acordo de vontades firmado por duas ou mais pessoas, capaz de criar, modificar ou extinguir direitos. A compra de um produto, seja ele uma caixa de fósforo ou uma bala, constitui um contrato; no caso, um contrato de compra e venda.

Mas NCS, como funciona este processo no Fronter :thinking: :thinking:?

Abaixo segue uma imagem com os controles dos processos de forma cronológica.

CONTRATO / ADITIVO

Acesso pelo menu Movimentação > Contrato > Contrato / Aditivo

Nesta etapa vamos definir os seguintes as seguintes informações para nosso contrato.

  • Cliente
  • Produto(s)
  • Mão de Obra
  • Previsão de execução da obra
  • Condição financeira

Após termos todas estas condições definidas, vamos iniciar o contrato no sistema.

ADITIVO

É muito comum ser necessário adicionar valores de produtos ou mão de obra em um contrato já iniciado, para isso temos uma função na tela de contrato/aditivo que permite que seja feito um aditivo destas informações a partir de um contrato já existente.

Para realizar o cadastro de um aditivo informe o contrato na tela do contrato e depois vá na opção de aditivo, segue exemplo com vídeo.

Iniciar aditivo

Aditivo

ENTREGA

Acesso pelo menu Movimentação > Contrato > Entregas de Contrato/Aditivos

Nesta tela vamos realizar as entregas do contrato/aditivo.

Mas porque uma nova tela somente para pedido de entrega?

É comum que no momento em que vá realizar a entrega dos produtos solicitados para a obra, aconteça de não ter determinado produto ou o cliente solicite alterar um item devido a ajustes na obra, para isso não é necessário alterar os itens já informados no contrato/aditivo, basta alterar ao digitar o pedido de entrega do contrato.

Realizar Planejamento De Entrega

O processo no Fronter é idêntico ao do Contrato, para iniciar e finalizar basta seguir os seguintes passos.

  • Informar o número do contrato no campo controle
  • Caso tenha a necessidade de modificar algum item para a entrega, fazer a troca no botão Adicionar/Alterar Itens [F7]
  • Informar o planejamento de entrega
  • Salvar
    pedidoderemessa

ATENÇÃO
Os números de controle do contrato e do pedido de entrega serão diferentes no Fronter..

REMESSA
Acesso pelo menu Movimentaç.ão > Romaneio/Entregas > Romaneio de Remessa de Mercadoria (Saída) > Pendência por Expedição (F7)

Após realizar o planejamento de entrega temos que efetivar a entrega do produto, no Fronter este processo é feito pela tela de romaneio de remessa.

Mas porque mais uma tela somente para entrega do pedido?

A entrega do pedido pode ser feita de maneira parcial e sendo assim precisamos de um novo processo no sistema para controlar todas as entregas realizadas de um pedido contrato e pedido de entrega.

Neste processo de remessa será gerado o romaneio de remessa e a nota fiscal/confirmação de entrega das mercadorias.

Realizar entrega da mercadoria

A entrega das mercadorias se inicia na tela Pendências de Entrega por Expedição, o responsável pelas entregas irá utilizá-la diariamente para despachar as entregas conforme aparecem na tela.

  • Marcar o cliente que será realizada a entrega e clicar em selecionar.
  • Na tela de romaneio fazer atribuição dos itens que serão entregues e salvar
  • Selecionar a empresa de faturamento e gerar o romaneio
  • Ir até a tela de faturamento através do botão Faturar
  • Na tela de faturar ir na grade Faturar
  • Selecionar a nota, fazer a configuração, clicar em salvar e depois faturar.
ATENÇÃO
Os números de controle do romaneio de remessa, pedido de entrega e contrato são diferentes no Fronter..
RETORNO DE REMESSA
Acesso pelo menu Movimentação > Vendas/Saídas > Devolução de romaneio de remessa (saída)

Do início ao fim da obra é comum que sejam realizadas solicitações de troca de produtos entregues ou que seja feito um processo de limpeza dos produtos não utilizados. Para esta função no Fronter temos a tela de Retorno de Remessa, através dela iremos realizar a entrada dos produtos que voltam da obra.

Realizar retorno de remessa

Na tela de devolução de romaneio de remessa é possível procurar a entrega pelo código do cliente ou nota fiscal/confirmação de entrega.

  • Informar cliente ou nota fiscal/confirmação de entrega a ser devolvida.
  • Atribuir item a ser devolvido
  • Clicar em Finalizar e depois em Salvar
  • Ir até a tela de faturamento através do botão Faturar
  • Na tela de faturar ir na grade Faturar
  • Selecionar a nota, fazer a configuração, clicar em salvar e depois faturar.

ATENÇÃO

1- Os números de controle do romaneio de remessa, pedido de entrega e contrato são diferentes no Fronter…

2- A devolução de romaneio de remessa por padrão NÃO GERA CHEQUE BÔNUS

Importante!
Se você deseja gerar um cheque-bônus de retorno de remessa para o cliente, acesse o tópico abaixo
DESPESAS
Acesso pelo menu Movimentação > Contrato > Despesas do Contrato

Para que se possa mensurar com precisão o custo da obra, todas as despesas realizadas (alimentação, combustível e etc) devem ser lançadas para que sejam analisadas no fechamento do contrato.

Lançamento de Despesa

O lançamento da despesa é muito parecido (quase idêntico :grinning_face_with_smiling_eyes:) com o lançamento do pedido de entrega, com a diferença de que após carregar o contrato o sistema não trás nenhum item para a tela e será necessário informar o item de despesa.

  • Informar o número do contrato no campo controle
  • Informar os itens de despesa na tela de itens Adicionar/Alterar Itens[F7]
  • Informar o vendedor (no caso quem está lançando a despesa)
  • Salvar

ATENÇÃO
Os números de controle de despesa, romaneio de remessa, pedido de entrega e contrato são diferentes no Fronter..
FECHAMENTO

O encerramento do contrato é feito diretamente pela tela de contrato, abaixo iremos demonstrar como realizar o encerramento.

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