Renegociação de títulos

Renegociação de títulos
Sobre

Este tópico apresenta o processo de Renegociação e fornece um passo-a-passo detalhado para a função.

O que é a Renegociação?

No Fronter, a Renegociação refere-se, intuitivamente, ao processo de renegociar títulos vencidos ou a vencer, de modo a gerar um novo acordo de recebimento/pagamento que atenda às necessidades do cliente e às políticas da loja.

É uma ferramenta útil para manter a saúde da carteira de títulos em dia, contribuindo para melhorar a previsibilidade de caixa e mantendo íntegro o histórico financeiro do cliente.

Qual é o impacto da Renegociação no Fronter?

A Renegociação não exclui nem apaga a informação dos títulos renegociados. Esta função apenas cancela os títulos originais, gerando novos títulos que podem ser inclusos em nova remessa bancária ou impressos para o carnê do cliente.

Os títulos renegociados ficam disponíveis para consulta a qualquer momento. Nos casos onde é necessário cancelar a renegociação por qualquer razão, o Fronter também disponibiliza a função Estornar Renegociação, que pode ser utilizada caso os títulos renegociados ainda não tenham sido baixados.

Visão Geral da tela de Renegociação
Passo-a-passo para a Renegociação
1. Acessar a tela Renegociação

A tela de Renegociação pode ser acessada seguindo o caminho Financeiro > Títulos > Renegociação, conforme abaixo:


2. Utilizar os filtros para encontrar os títulos desejados

Os filtros no topo da tela permitem ser combinados para facilitar a localização dos títulos desejados. É importante atentar-se aos campos Empresa e Tipo. Após informar os parâmetros para o filtro o usuário deve clicar no botão image.


3. Selecionar os títulos que serão renegociados

Após filtrar, o Fronter listará os títulos encontrados na grade da tela. Para selecionar os títulos desejados, o usuário pode utilizar os seguintes comandos:

  • Duplo-clique sobre o título: O Fronter selecionará somente o título em questão Se o usuário deseja selecionar mais de um título para a mesma renegociação, deve dar duplos-cliques sobre os títulos desejados.

  • Atalho Ctrl+T no teclado: Utilizar esta combinação de teclas fará com que o Fronter selecione todos os títulos listados na grade.

Atenção!

Os títulos selecionados para Renegociação ficarão destacados em vermelho. O usuário sempre deve conferir atentamente a seleção para evitar problemas posteriores.

Títulos destacados após seleção

4. Informar os parâmetros para Renegociação

A seção inferior da tela de Renegociação agrupa os campos que devem ser preenchidos para a geração do novo título.

  • Empresa: Empresa onde será gerado o novo título.

  • Série: Série do título após a renegociação. Por padrão o Fronter carregará automaticamente RN.

  • NF: Número da nota fiscal que será vinculada aos títulos. Por padrão o Fronter carregará a NF de origem do primeiro título a ser selecionado na etapa anterior.

  • Documento: Tipo do documento a ser gerado. O usuário deve optar por Duplicata ou Bloqueto (Boleto).

  • Conta: o usuário deverá utilizar este campo apenas se o tipo do documento selecionado é Boleto. Refere-se a conta bancária onde o boleto será registrado.

  • Carteira: Carteira do título na conta bancária. Por padrão o Fronter carregará a carteira cadastrada na conta. Nâo podem ser informadas carteiras não-cadastradas nas configurações da conta.

  • Classificação: Obrigatória para o tipo de documento Duplicata. Refere-se a uma categorização auxiliar para a duplicata, de modo a facilitar a pesquisa e a visualização do título nos relatórios e na Gerência de Títulos.

  • Nº Parcelas: Quantidade de parcelas que serão geradas ao final da Renegociação. O valor no campo Total Geral será dividido pelo número informado neste campo.

  • Dias entre Parc: Intervalo entre as parcelas, em dias.

  • Entrada: Data em que está sendo efetuada a renegociação.

  • Cond. Pagto: O usuário poderá selecionar uma condição de pagamento previamente cadastrada no Fronter para agilizar a renegociação. Não pode ser utilizado se o campo Nº Parcelas estiver preenchido.

  • Rep/Vend: Permite informar um vendedor/representante para ser vinculado ao título.

  • Observação: Permite adicionar uma observação que será gravada no novo título gerado.

  • Multa R$: Permite informar um valor a cobrar como multa.

  • Juros R$: Permite informar um valor a cobrar como juros.

  • Mora Diária (%): Permite informar uma mora percentual diária, cujo valor será exibido no campo a direita deste para conferência.

  • Desconto (%): Permite informar um valor de desconto a aplicar sobre o novo título.

  • Botão Rec/Desp: Ao clicar neste botão o Fronter fará a apropriação automática dos novos títulos na mesma conta de apropriação dos títulos originais.

5. Conferir os dados e finalizar a renegociação

Após informar os parâmetros na etapa anterior, o usuário deverá conferir atentamente a listagem dos títulos que serão gerados utilizando-se da seção n canto inferior direito da tela.

Se é necessário alterar um vencimento ou o valor da parcela, o usuário deverá dar um duplo-clique sobre a parcela desejada para que o Fronter permita alterar a informação:

Atenção!

Se a alteração efetuada for no valor da parcela, o Fronter fará um recálculo automático do valor das demais parcelas. O usuário deve sempre conferir atentamente antes de finalizar.

Não havendo mais dados para informar e estando devidamente conferido, o usuário deverá clicar no botão Renegociar, no canto inferior direito da tela