Criação de Títulos

Criação de Títulos
Sobre

Este tópico tem o objetivo de orientar o usuário no processo de criação de títulos a pagar e a receber.

O que são os títulos?

Títulos são documentos que formalizam um valor a pagar ou receber pela empresa, podendo ser pagos por boletos, duplicatas ou cartão.

  • Títulos a pagar: Os Títulos a pagar são débitos da empresa, abertos ou parcialmente pagos, podem ser compras para uso e consumo, parcelas de compras a prazo ou demais despesas, como conta de energia, água, telefone, etc. E, em alguns casos, débito com clientes.

  • Títulos a receber: Os Títulos a Receber são quaisquer valores a serem recebidos de algum devedor pela empresa.

Gerência de Títulos

Dentro do menu temos a tela de Gerenciamento de Títulos, onde localizamos os títulos a receber/pagar da empresa. É possível filtrar a busca de várias maneiras e também inserir o número de um título para localizá-lo.

E dentro da tela temos o botão “Novo”, e nele criamos um título. Os campos em azul são informações que devem conter obrigatoriamente para criar um título.

Passo-a-passo para criar um novo título
1. Tipo do título

Ao clicar no botão image dentro do gerenciamento de títulos, marque a opção a Receber ou a Pagar, para o sistema identificar se o título vai ser um valor creditado ou debitado da empresa.


2. Selecione a Empresa

image

Este espaço deve ser preenchido pela empresa devedora ou pagadora do título. As empresas utilizadas são a 1, 2 ou 3 em diante, que são empresas de venda pois existem grupos de venda vinculados.

Importante!

Atenção aos casos em que a matriz faz o pagamento, por exemplo, de compras para a filial. O título deve ser lançado para a empresa filial, e não para a empresa matriz.


3. Selecione a Série

O campo deve ser preenchido com a série, que dentre as séries cadastradas, as mais utilizadas são as séries CP e CR, que são contas a pagar e contas a receber. Em ocasiões mais específicas são utilizadas outras séries.

image image


4. Selecione a Pessoa

image

Esse campo será preenchido com o código da pessoa responsável por receber ou pagar o título. Se for necessário, utilize a lupa para encontrar.


5. Data de Emissão e Vencimento

Nesse campo será preenchida a data de emissão, no caso de títulos em aberto ou parcialmente pagos, a data a ser preenchida deve ser igual a data de emissão do documento

A data de vencimento também deve ser preenchida conforme com os dados do documento

A competência vai ser automaticamente preenchida conforme a data de emissão.


6. Parcelas do Título

No campo das parcelas, deve conter o valor das parcelas, o número de parcelas totais e a parcela inicial cadastrada, com os dias de intervalo.

Importante!

Atenção ao inserir o valor, o sistema não calculará as parcelas, com base nisso não se deve colocar o valor inteiro da despesa, e sim o valor de cada parcela.
Exemplo: lançamento de uma compra de R$1.000,00, parcelada em 5x de R$200,00 sem juros
image


7. Tipo de Documento e Classificação

Juntamente com as parcelas, deve-se preencher o tipo de documento: Duplicata, Cartão ou Boleto

image

Quando o documento é do tipo Duplicata, é obrigatório preencher a classificação, para que posteriormente, o financeiro utilize dessa informação para análise.

image

Quando o tipo de documento é um Boleto, é obrigatório informar a conta para emissão do boleto.


8. Apropriação do Plano de contas

Nessa etapa é obrigatório informar a conta do plano de contas que a empresa irá vincular o valor do título, sendo ele Receita ou Despesa. As contas são organizadas conforme necessidade e são diferenciados pela cor vermelha e verde.

Exemplo de plano de contas:

Depois de selecionar a conta (Receita ou Despesa), é necessário preencher o campo com o valor do crédito ou débito, e clicar no botão image .

O valor do título também pode ser apropriado em mais de uma conta do plano de contas, se for o caso da empresa ter vários lançamentos em nome de uma pessoa só.

Exemplo: Lançamento de despesa para uma empresa de segurança, referente ao serviço de ronda e instalações de alarmes e equipamentos de segurança


9. Outros: Campo Observações e Mídias

A inserção de mídias e adição de observações são opcionais. Para adicionar uma observação ao título, basta digitar no campo Observações. E no caso de inserir mídias, como por exemplo, foto, PDF, ou qualquer anexo relacionado ao título, clique no botão Mídias. A interface permitirá adicionar mídias diretamente à nuvem da Amazon, permitindo consulta a qualquer momento.


10. Finalizar a Criação do Título

Após conferir os dados, o usuário deve clicar no botão image para finalizar.


11. Editar um Título

Se o título em aberto precisa ser editado, o usuário deve buscar o título na tela de gerenciamento de títulos, selecionar na grade e clicar em Editar título. image

Tópicos Relacionados
Renegociação de Títulos