Processo de Troca/Reentrega de Produtos

Troca/Reentrega de Produtos
Sobre

Este tópico tem o objetivo de orientar o usuário na realização do processo de Troca/Reentrega de Produtos, cuja função é o tratamento dos casos de avaria e de impossibilidade da entrega prevista.

Atenção!

Só é possível utilizar este processo para itens cujo recebimento (pagamento do item pelo cliente) tenha sido feito no PEDIDO. Itens incluídos em Romaneio a Receber não poderão ser selecionados para troca. Neste caso, faz-se o processo de Devolução de Venda.

Fluxograma do Processo

Casos de Uso

O processo de Troca/Reentrega de Produtos consiste no retorno do item entregue ao estoque da loja e na reabertura da pendência de entrega do item no pedido, para que seja gerado um novo romaneio do produto e posterior faturamento.

Como este processo faz com que o item volte a ficar pendente de entrega no PEDIDO, ele pode ser utilizado quando:

  • 1. O cliente está devolvendo o produto por avaria/mau funcionamento, configurando operação de Troca em Garantia. Para tanto, o novo material a ser entregue ao cliente deve ser exatamente da mesma marca e modelo daquele substituído.

    Se o cliente deseja trocar o material por outro modelo, deve ser feito o processo de Devolução de Venda.

  • 2. O material saiu para entrega mas não foi entregue por qualquer eventualidade (cliente ausente, fatores climáticos, etc) sendo necessário o retorno do mesmo à loja para entrega posterior. Neste caso a loja deve fazer os reagendamentos necessários junto ao cliente, gerando os romaneios e faturando-os na saída da mercadoria para o cliente.

1. Passo-a-passo para Geração da Troca
1. Acessar a tela Troca/Reposição pela Mesma Mercadoria

O usuário deve fazer o caminho abaixo para acessar a tela:


2. Informar a NF de entrega do item a ser substituído

Após a abertura da tela o usuário deve marcar a checkbox do campo *Nota Fiscal para abrir a tela de Pesquisa de Notas Fiscais.

Em seguida, deve utilizar os filtros da tela para encontrar a NF desejada. Para isto o usuário deve preencher um ou mais campos do filtro e clicar no botão Filtrar.

Após encontrar a NF desejada, deve clicar sobre ela e, em seguida, clicar no botão Selecionar no rodapé da tela.


3. Informar os itens desejados para troca

Ao fechar a tela anterior, o usuário deve clicar no botão Filtrar no canto superior direito da tela.

Em seguida, deve clicar sobre o item desejado e informar a quantidade a ser devolvida no campo destacado abaixo. Também deve informar o local de estoque onde o item está entrando.

Depois de adicionar as informações, deve clicar no botão image no canto inferior direito da tela para atribuir o item para troca.

Após a atribuição o produto ficará destacado na cor verde, caso a quantidade informada para troca seja a quantidade total entregue, ou na cor amarela, caso a troca seja de uma quantidade parcial da entrega.

Por fim o usuário deve clicar no botão Finalizar, no rodapé da tela.


4. Conferir o resumo do romaneio de Troca/Reposição e Salvar

Na tela seguinte o usuário deve conferir atentamente os produtos informados e a quantidade, de modo que não haja nenhum problema de estoque ou financeiro posterior. Se desejar, o usuário pode usar os botões Observação e Obs. Interna.

Por fim, deve clicar no botão Salvar, no rodapé da tela.


5. Faturamento do romaneio de Troca/Reposição de Produtos

Após a geração do romaneio de troca, o mesmo ficará disponível para ser faturado na tela Receber/Baixar Vendas. O usuário deve faturá-lo e verificar se o faturamento está autorizado, no caso de Nota Fiscal Eletrônica.

Faturamento: emissão da nota fiscal

O faturamento é o processo necessário para gerar a nota fiscal e é necessário para finalizar a movimentação de estoque do produto.

Acesse o tópico abaixo para aprender o processo de faturamento:

Nota Fiscal - Dúvidas

Geração do novo Romaneio de Saída e Faturamento

Com a troca gerada o item voltará a ficar disponível para geração do romaneio de saída. No ato da separação do material para reposição o usuário deve gerar o romaneio com base no pedido de origem do produto.

O romaneio deve ser faturado antes de sair para entrega, garantindo a integridade do estoque no Fronter.

Geração do Romaneio de Saída

O Romaneio de Saída é o documento que auxilia a separação dos materiais para entrega e é a base do faturamento.

Acesse o tópico abaixo para aprender o processo de Geração do Romaneio de Saída:

Atenção!

No caso de REENTREGA, o romaneio só deve ser gerado após a nova entrega ser previamente combinada com o cliente. O pedido deve ser reagendado para a nova data de entrega.

Quando realizo o processo de Troca/Reentrega de Produtos, o produto substituído volta a ficar pendente no pedido de origem.
Como tiro esse produto da pendência, uma vez que faturei ele pra fazer a substituição?