Entrega Futura e Simples Remessa

Entrega Futura e Simples Remessa
Como funciona essa forma de faturamento?


O faturamento de entrega futura e simples remessa é útil em situações onde o cliente precisa da nota fiscal sem necessariamente ter recebido o produto. É o caso, por exemplo, de financiamento habitacional, onde o banco exige que o cliente apresente a nota fiscal dos produtos para a liberação do crédito.
É composto, resumidamente, de duas etapas:
  • Emissão de nota fiscal de entrega futura - O cliente finaliza a compra e recebe a nota fiscal para utilizar de acordo com a sua necessidade. No entanto, não ocorre a movimentação do estoque. A mercadoria permanece armazenada para entrega posterior ou, em algumas situações, ainda precisa ser adquirida pela empresa.

  • Emissão de nota fiscal de simples remessa - Emitida quando o cliente decide receber a mercadoria constante na nota fiscal de entrega futura. A emissão dessa nota fiscal gera a movimentação do estoque.

Importante!
No Fronter, quando um produto com tonalidade é vendido sem se especificar uma tonalidade, a nota fiscal gerada na venda será de ENTREGA FUTURA.

O entendimento é de que o cliente possivelmente tem dúvidas acerca da tonalidade ou não há quantidade suficiente do produto em estoque para atender ao pedido na data da venda. Portanto, o vendedor seleciona o produto-pai e, posteriormente, no ato da entrega (simples remessa), a expedição informa a tonalidade a ser entregue.

Emissão da Nota Fiscal de Entrega Futura

Com o pedido já finalizado, siga os passos abaixo para emtir a nota fiscal de entrega futura.

1 - Acesse a tela de Romaneios de Saída e filtre pelo pedido

2 - Marque a checkbox GERAR ROMANEIO DE ENTREGA FUTURA


3 - Atribua os produtos aos locais de estoque e clique em SALVAR


4 - Confira as informações e clique em SALVAR

Confira as informações tributárias antes de salvar. Elas podem ser obtidas com seu escritório de contabilidade.


5- Acesse a tela de faturamento e configure corretamente


6 - Após a configuração, clique em FATURAR

A nota fiscal de entrega futura será gerada, conforme exemplo abaixo:

Observação: No exemplo acima, a nota está sem validade fiscal pois foi emitida em ambiente de teste. Os valores e dados são fictícios. Os dados da operação deverão ser obtidos do seu escritório de contabilidade.


Emissão da Nota Fiscal de Simples Remessa

Posteriormente, quando o cliente deseja receber a mercadoria, a empresa deverá emitir a nota fiscal de simples remessa.

Siga os passos abaixo para a correta emissão deste documento fiscal:

1- Acesse a tela de Romaneio de Saída e filtre pelo ROMANEIO da NF de entrega futura
Importante!

No Fronter, todas as vendas geram obrigatoriamente um romaneio. Esse romaneio é faturado para gerar a nota fiscal. A Entrega Futura, como operação de venda, também gera um romaneio.

No entanto, o romaneio emitido na entrega futura não gera a movimentação de estoque e, portanto, fica pendente de entrega. No Fronter, você utilizará o número do romaneio de entrega futura para gerar a simples remessa, eliminando a pendência.


3- Atribua os itens para o local de estoque correto e clique em SALVAR


4- Confira os dados e clique em SALVAR


6- Fature o romaneio na tela de Faturamento

  • Siga os passos apresentados na seção anterior (Emissão de Entrega Futura) para faturar o romaneio.

Conclusão

Após o faturamento do romaneio, será emitida a nota fiscal de simples remessa. Ela poderá ser consultada e impressa na tela Consulta de Nota Fiscal.
Nesse ponto, já ocorreu a movimentação do estoque.

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