Devolução com Coleta

Devolução com Coleta

O processo de devolução com coleta ocorre quando o cliente deseja devolver uma mercadoria à loja e esta se encarrega de buscar o material na obra do cliente.

É possível incluir a devolução com coleta nos manifestos de carga, de modo que o motorista saia para fazer o roteiro ciente das coletas, não sendo necessário nenhum tipo de controle externo ao Fronter.


Como gerar uma devolução com coleta?

A devolução com coleta é gerada pela tela Devolução de Venda. O único detalhe a ser observado é a marcação da checkbox Coleta na geração da devolução, conforme exemplo abaixo:

Aprendizado!

Para aprender a fazer uma Devolução de Venda, acesse o tópico abaixo:


Situações de coleta

Usualmente o cliente informa a quantidade que deseja devolver e solicita a coleta, embora a avaliação do que pode ser ou não aceito na devolução seja feita pela loja. Por isso, as devoluções com coleta podem não ocorrer como o planejado.

Para melhor entendimento, vamos usar como exemplo um cliente que comprou algumas caixas de piso e deseja fazer a devolução delas. Abaixo, detalhamos como proceder de acordo com a situação de coleta:

Caso 1 - Coleta de acordo com a NF

Situação: O cliente informa que irá devolver 10 caixas de piso. O coletor da mercadoria identifica que as caixas estão em bom estado e podem ser levadas de volta para a loja. Ao chegar na loja, o gerente autoriza a devolução das 10 caixas.

Procedimento: Após a chegada da mercadoria na loja, a expedição deverá fazer a Confirmação da Coleta de Devolução. O cheque-bônus gerado na devolução ficará disponível para utilização em pedidos, para baixa de duplicatas e para reembolso ao cliente.

Aprendizado!

Para fazer a Confirmação de Coleta da Devolução, siga os passos abaixo:


  • Acesse o caminho Movimentação > Romaneio/Entregas > Confirmação de Coleta de Devolução


  • Selecione a coleta que deseja confirmar e clique em Confirmar Coleta:


Caso 2 - Quantidade coletada menor que a da NF

Situação: Cliente solicita devolução de 10 caixas de piso. No momento da coleta o motorista identifica que apenas 7 das 10 caixas estão em boas condições e faz a coleta somente destas.

Atenção!
Nessa situação a expedição NÃO fará a Confirmação de Coleta de Devolução. Do contrário, não será possível cancelar a nota fiscal.

Procedimento: Ao chegar na loja, o setor financeiro deve cancelar a nota fiscal de devolução emitida e gerar uma nova devolução com a quantidade que foi coletada, não sendo necessário indicar coleta pois a mercadoria já estará na loja. O cheque-bônus será gerado somente em cima das caixas devolvidas pelo cliente. (Não será feita a Confirmação da Coleta de Devolução.)


Caso 3 - Coletou mesmo sem condições de devolução

Situação: O cliente solicita devolução de 10 caixas de piso. Ao chegar no local o motorista identifica que apenas 5 delas estão em condições de devolução. Mesmo assim ele decide levar todas as caixas de volta para loja.

Procedimento: A expedição deverá fazer a Confirmação de Coleta de Devolução e, em seguida, emitir uma nota fiscal de Perda de Mercadoria Sem Ressarcimento do Fornecedor para fazer a baixa fiscal do estoque referente às peças coletadas que não podem mais ser vendidas.

Aprendizado!

Para aprender a fazer uma Perda de Mercadoria Sem Ressarcimento do Fornecedor, acesse o tópico abaixo:


Caso 4 - Prazo de cancelamento da NF expirou

Situação: O prazo de cancelamento da nota fiscal já expirou. Dessa forma, não será possível cancelar a devolução.

Procedimento: A expedição deverá fazer a Confirmação de Coleta de Devolução. Após, a loja deverá gerar uma nova venda para o cliente informando a quantidade de caixas de piso que não foram coletadas. O cheque-bônus gerado na devolução feita anteriormente deverá ser utilizado para abater as duplicatas geradas nesse novo pedido. Assim o cliente terá como cheque-bônus disponível apenas o valor referente as caixas que estão na loja ou que estão em condições de devolução.

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