Compra para Uso e Consumo

Compra para Uso e Consumo
Sobre

Este tópico tem o objetivo de demonstrar o processo de compra para uso e consumo utilizando-se os recursos de compra existentes no Fronter.

Fluxograma do Processo

Fluxograma do processo de Compra para Uso e Consumo

O processo de compra para uso e consumo deve garantir que materiais com grande demanda, como papel, cartuchos de impressão, tintas, etc. estejam sempre disponíveis. Para isto, é necessário que os compradores responsáveis estejam atentos e antecipem a necessidade de cada setor.

Requisitos para realização do processo

1. Cadastro de Pessoa: O apontamento da necessidade de compra deve considerar a necessidade de cada setor ou célula de colaboradores. Pode-se fazer a compra especificando um setor, como Expedição 01, que irá receber o material comprado e fará a distribuição internamente, ou pode-se fazer a compra especificando a célula que irá receber, como um colaborador específico ou um grupo de pessoas que não formam necessariamente um setor.

Em ambos os casos é necessário ter um cadastro de pessoa para cada setor ou célula que receberá o material, de modo que o comprador consiga vincular a compra à necessidade correta.

2. Expedição: Empresas que desejam controlar o material de uso e consumo precisam de uma expedição separada no Fronter especificamente para este fim. A expedição poderá ser denominada Uso e Consumo. Devem ser criados locais de estoque correspondentes aos locais de armazenamento dos itens comprados.

Procedimentos para compra de uso e consumo
1. Apontar a necessidade de compra

O colaborador responsável por listar e levantar as necessidades de material em cada setor/célula deverá gerar um Orçamento de Saída contendo os itens que necessita. Este orçamento deve ser feito para a pessoa cadastrada especificamente para este fim e deve ser transformado em PEDIDO de SAÍDA para que o sistema gere a reserva do material.


2. Avaliar a disponibilidade de estoque antes da compra

O expedidor deverá avaliar os Pedidos de Saída gerados no passo anterior para verificar se existe disponibilidade de estoque dos itens solicitados. Se houver, o expedidor passa para o passo 6 deste tópico.

Se não houver, o expedidor deve avaliar se há algum XML de Compra para Uso e Consumo aguardando finalização da importação. Havendo XMLs pendentes de finalização, o expedidor deve seguir ao passo 5 deste tópico.


3. Acessar a tela de Sugestão de Compra para avaliar a necessidade de compra

O comprador deverá acessar a tela Sugestão de Compra e fazer os filtros necessários para encontrar os produtos de uso e consumo. Como forma de facilitar a pesquisa, recomenda-se criar um grupo chamado Uso e Consumo para ser vinculado à estes produtos, pois a tela de Sugestão de Compra possui um filtro para este campo.

Uma vez localizado os itens, o comprador deve analisar o estoque físico dos materiais listados para verificar quanto de fato deve comprar.

A compra deve ser feita vinculando a quantidade comprada à pendência de entrega (esta ação faz-se clicando com o botão direito sobre o item e selecionando a opção Visualizar Pendências). de cada setor/célula.

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Função Visualizar Pendências | Tela de Sugestão de Compra

Após fazer as atribuições para compra, o comprador deve transformar a sugestão em um PEDIDO de COMPRA. Este ficará pendente aguardando a chegada do material.


4. Fazer a importação do XML do material comprado

Com o XML da NFe em mãos, o comprador deve preparar a entrada dos itens no Fronter. Na importação do XML deve ser vinculada à natureza de operação correspondente à compra para uso e consumo.

Deve ser gerado o romaneio em trânsito para que seja sinalizado no sistema os pedidos de saída (referentes às necessidades de material de uso e consumo) que serão atendidos.


5. Finalizar a entrada do material comprado no estoque

Após a chegada do material o expedidor deve finalizar a importação do XML selecionando, para entrada no estoque, o local de estoque de uso e consumo criado para este fim, que pode ser tanto um local de armazenamento definitivo quanto uma DOCA (DOCA USO E CONSUMO).

Se for selecionada a DOCA USO E CONSUMO, o expedidor deve acessar a tela Movimentação de Mercadorias em Docas de Entrada para direcionar o material para os locais de armazenamento definitivos.


6. Fazer a distribuição do material para os setores/células

Após a importação do XML e a entrada do material no estoque, o expedidor deverá fazer o direcionamento dos itens para seus respectivos solicitantes.

Para isto, o expedidor deve gerar o Romaneio de Saída do PEDIDO DE SAÍDA feito no passo 1 deste tópico. Por fim, este romaneio deve ser faturado em uma série não-fiscal (série UC) apenas para controle interno. Este procedimento encerra o ciclo de compra e elimina a pendência de saída do item para o solicitante.

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