Cadastro de Pessoas

Cadastro de Pessoa
Orientações para o cadastro de pessoas no Fronter

O Cadastro de Pessoa é o processo pelo qual é possível adicionar uma nova pessoa à lista de pessoas do Fronter. É esta função que permite cadastrar clientes, fornecedores, vendedores, arquitetos, etc.

Essa função é comum aos setores de Vendas, Compras e Financeiro, no entanto há particularidades a serem observadas dependendo do tipo de pessoa que está sendo cadastrada.


Que tipos de pessoa existem no Fronter?

Todos os tipos de pessoa no Fronter exigem informações básicas no cadastro. No entanto, alguns tipos de pessoa exigem informações específicas da atividade exercida. Os tipos de pessoa no Fronter são:


  • Cliente: exige o nome, CPF/CNPJ, um endereço e um telefone para contato.

  • Fornecedor: exige os mesmos dados do tipo cliente.

  • Vendedor/Representante: exige os mesmos dados do tipo cliente, o percentual de comissão pago à ele e o grupo de vendedor em que está incluído. (Aba 5 do Cadastro de Pessoa)

  • Motorista: Para cadastrar um motorista da empresa, utiliza-se esse tipo de pessoa. Exige os mesmos dados do tipo Cliente e também os dados relativos à CNH (Aba 4 do Cadastro de Pessoa)

  • Funcionário: exige os mesmos dados do tipo cliente.

  • Profissional/Arquiteto/Engenheiro e afins: para cadastro de profissionais que indicam o cliente à loja ou que participam do processo da venda prestando serviço ao cliente (instaladores, por exemplo). Exigem os mesmos dados do tipo cliente e o percentual de comissão a ser pago em cada venda onde este tipo de pessoa participa.

  • Comprador: exige os mesmos dados do tipo cliente.

  • Transportadora: tipo de pessoa utilizado para vincular um cadastro como transportadora. É necessário que no cadastro esteja apontado esse tipo de pessoa para que o usuário consiga selecionar a transportadora nos campos de Frete e entrega presentes no sistema.


Cadastro de Tipos de Pessoa

É possível cadastrar outros tipos de pessoa, de acordo com as necessidades da empresa.

Para isso, o responsável da empresa deve entrar em contato com a equipe da NCS para fazer a solicitação.


Como acessar a tela Cadastro de Pessoa?

Para acessar a tela Cadastro de Pessoa, o usuário deve fazer o caminho Cadastro > Pessoa > Pessoa:


Visão geral da tela Cadastro de Pessoa

A tela de Cadastro de Pessoas pode ser dividida em três seções:


  • Seção Vermelha: Informações gerais do cliente. Essa seção é separada em abas para facilitar a organização da informação. As abas e o conteúdo delas variam se a pessoa que está sendo cadastrada é física ou jurídica. Nesta seção há botões específicos para vincular a pessoa à empresa, informar a comissão e os dados bancários da mesma, bem como acessar o histórico financeiro e de movimentações.

  • Seção Azul: Cadastro dos endereços da pessoa. Há três tipos de endereço no Fronter - Principal, de Cobranca e de Entrega - e podem existir dois ou mais endereços dos tipos Cobrança e Entrega.

  • Seção Verde: Vínculo do tipo de pessoa. Nessa seção o usuário deve informar o tipo de pessoa para o cadastro. É possível informar mais de um tipo de pessoa, sendo necessário atribuir um tipo como tipo padrão.


Informações mais relevantes - Cadastro de Cliente

O Fronter possibilita o cadastro de centenas de informações diferentes sobre o cliente - dados pessoais, financeiros, fiscais - e também permite consultar essas informações rapidamente.

No entanto, há informações no Cadastro de Pessoa que afetam o processo de venda e das operações da loja e é indispensável que estejam apontadas corretamente. Abaixo estão detalhadas essas informações para melhor compreensão.


Aba 1 - Geral


Nesta aba encontram-se as informações básicas do cliente.

  • Fone Comercial: É necessário informar ao menos um telefone para o cadastro. O Fronter não permitirá salvar o cadastro sem esta informação.

  • Contribuinte ICMS: Deve-se informar se a pessoa cadastrada é ou não Contribuinte do ICMS. Os tipos são

    1- Contribuinte (Obrigatório IE)

    2 - Contribuinte Isento (Obrigatório IE)

    3 - Não-Contribuinte (Informar a IE, se pessoa jurídica, ou ISENTO se pessoa física)

  • Inscrição Estadual: Neste campo o usuário deve informar a Inscrição Estadual da pessoa cadastrada, se houver, mesmo que em outro estado que não o da empresa. Do contrário, informar o texto ISENTO.

  • Endereços: É obrigatório informar ao menos um Endereço Principal e um Endereço de Entrega. Para o caso de existir apenas um endereço de cada tipo, o usuário deve marcá-lo como padrão.

Aprendizado!

Para cadastrar um endereço, o usuário deve informar o CEP do cliente e clicar no ícone de lupa ao lado do campo CEP. Isso faz com que o sistema procure na base de dados a cidade e estado do cliente, trazendo os dados corretos e atualizados.

Após o sistema carregar os dados do CEP nos campos, basta fazer uma verificação informando o número, logradouro e complemento corretos. E não esquecer de marcar um endereço padrão para cada tipo de endereço.

  • Tipo de Pessoa: Vincula-se nesta seção o(s) tipo(s) de pessoa ao cadastro. Algumas etapas do processo de cadastro variam de acordo com o tipo de pessoa vinculado. Se vinculado o tipo Vendedor, por exemplo, será necessário informar o percentual de comissão. Se vinculado o tipo Motorista, é necessário informar os dados da CNH.

Aba 2 - Física/Jurídica

No cadastro de Pessoa Física, a aba 2 do cadastro apresenta os seguintes campos:


  • CPF: Obrigatório para o cadastro. É utilizado na emissão de notas fiscais, boletos e duplicatas. É utilizado também para garantir que não haja duplicidade de cadastros no sistema.

  • Dados Tributários: O usuário deve informar qual a natureza de contribuição da pessoa cadastrada. Essa informação é essencial pois as regras tributárias cadastradas no sistema utilizam-na para emissão das notas.

Já no cadastro de Pessoa Jurídica, a aba 2 do cadastro apresenta os campos abaixo:


  • CNPJ: Obrigatório para o cadastro. Também utilizado nas emissões de nota fiscal e como identificador único da pessoa cadastrada.

  • Regime Tributário: Obrigatório para o cadastro. Essa informação é utilizada no cálculo da tributação na entrada e na emissão de notas fiscais.

  • Contribuinte (Venda) e Contribuinte (Compra): Informar a natureza de contribuição da pessoa cadastrada. Informação essencial.

  • Suframa:


Aba 5 - Adm/Finan

Esta aba agrupa as configurações de ordem administrativa e financeira do cliente.

  • Situação Cadastral > Bloqueado: Neste campo o setor financeiro informa se o cadastro deve estar liberado ou bloqueado para venda.

  • Situação Cadastral > Situação: Neste campo o setor financeiro informa se o cadastro do cliente está ativo ou inativo. Um cadastro antigo ou com o CNPJ baixado, por exemplo, pode ser inativado pelo setor financeiro para evitar que os vendedores façam vendas neste cadastro.

  • Liberação de Venda a Prazo: Este conjunto de checkbox determina se o cliente tem permissão para comprar em duplicata, boleto ou cheque.
    Caso o cliente não tenha essas permissões, uma tentativa de venda com estas formas de pagamento resultará em um bloqueio financeiro que deve ser liberado pelo gestor do setor financeiro na tela Liberação de Pedidos Bloqueados (F10). Do contrário a venda não prosseguirá.

  • Limite Crédito: Neste campo o setor financeiro informa o limite de crédito de que o cliente dispõe. Funciona em conjunto com as checkbox de Liberação de Venda a Prazo.
    Se uma tentativa de venda for feita e o valor total para pagamento a prazo exceder o limite de crédito disponível para o cliente, o sistema fará o bloqueio financeiro do Orçamento para que o gestor do setor financeiro faça a liberação do bloqueio.


Aba 8 - Observações

Estes campos podem ser usados para inserir observações ao cadastro de pessoa. É possível configurar a tela Orçamento/Pedido de Saída para exibir essas observações automaticamente em um pop-up ao informar o cliente para o orçamento.


Finalização do Cadastro

Após informar todos os dados necessários, o usuário deve clicar no botão Salvar n rodapé da tela e confirmar a finalização da operação.


Particularidades no cadastro por tipo de pessoa
Particularidades do cadastro por tipo de pessoa

Além dos dados básicos para o cadastro (nome, CFP/CNPJ, endereços e telefone) é necessário informar dados específicos por tipo de pessoa, conforme detalhamento abaixo:

Vendedor

  • É necessário informar o grupo de vendedor para “alocar” o vendedor. Esse grupo de vendedor costuma ser configurado como um grupo para cada loja.


  • Além deste, também é necessário informar a comissão do vendedor clicando no botão destacado abaixo:

Na tela que se abrirá o usuário deve selecionar o tipo de pessoa a quem a comissão será vinculada. Em seguida deve informar o percentual de comissão e clicar no botão destacado para adicionar o item à grade. Para finalizar, basta clicar em Ok e Sair.


Profissional ou Especificador (Arquiteto / Engenheiro / Designer / Instalador / Afins)

  • É necessário informar a comissão do profissional ou especificador clicando no botão Comissão, destacado abaixo:

  • Em seguida, o usuário deve selecionar o tipo de pessoa desejado e apontar a comissão. Para finalizar, deve clicar no ícone + ao lado do campo Percentual de Comissão e, por fim, clicar no botão Ok e Sair no rodapé da tela.

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