Cadastro de Atributo ou Característica do produto

Atributo ou Característica do Produto

O que são Atributos ou Características de Produto?


O atributo (ou característica) consiste em uma informação técnica acerca do produto que está sendo vendido na plataforma. Os atributos do produto formam uma espécie de ficha técnica que permite ao cliente saber exatamente o que está comprando e se está dentro das especificações necessárias para o fim desejado.

O cadastro dos Atributos é a segunda etapa do processo de configuração do e-commerce. Deve ser feito sempre após a criação dos Grupos de Atributo.


Quais informações são necessárias no atributo?


O atributo demanda informações técnicas que devem ser apuradas antes do cadastro, já que existem particularidades na informação que precisam ser consideradas.

  • Descrição: É o nome do atributo. Esse nome é exibido na página do produto e deve ser sucinto e objetivo. Também deve especificar a unidade de medida para os atributos que possuem essa informação.
  • Sequência: Informar o número sequencial desejado para o atributo dentro do Grupo de Atributo. É usado apenas para ordenação.
  • Grupo do Atributo: Neste campo vinculamos o atributo ao grupo correto, de acordo com a natureza do atributo. (Vide link no fim deste tópico).
  • Referência: Utilizado quando o atributo se refere às Dimensões para Frete. Nesse caso será necessário informar a referência que corresponde ao atributo desejado.

    Ex: Atributo Peso para Frete (Gr) → Referência Peso da Embalagem.

  • Tipo do Valor: Define o tipo do valor que será informado no campo. Um atributo como Peso para Frete, por exemplo, é um atributo de valor numérico pois o usuário pode digitar apenas números no campo. O atributo Garantia, por outro lado, é um atributo de texto ou mesmo uma lista de valores pré-definidos. Abaixo o detalhamento de cada tipo de valor:

  • Inteiro: Aceita somente números inteiros.

  • Lista de Valores: Aceita valores de qualquer tipo, porém pré-definidos no campo Valores. Muito útil para restringir e padronizar uma determinada informação.

  • Numérico: Aceita números decimais.

  • Texto: Aceita textos curtos, úteis para pequenas descrições.

  • Texto Longo: Aceita textos longos.

  • Valores: Utiliza-se esse campo somente quando o tipo de valor for Lista de Valores. Para informar valores pré-definidos, eles devem ser separados por vírgula.

    Ex: Atributo Voltagem (V) - Valores: 110V,220V,Bivolt


  • Valor Padrão: Utiliza-se para trazer um valor padrão no campo do atributo. Se não for alterado, as integrações subirão esse valor padrão.
  • Valor Mínimo e Valor Máximo: Utilizado opcionalmente para os atributos Inteiro e Numérico. Permite exigir um valor mínimo e máximo para o campo. É útil para que informações de dimensão não subam vazias para as plataformas. O usuário torna-se obrigado a informar um valor dentro dos limites para que o sistema grave o produto.
  • Checkbox Obrigatório: Define se o atributo é ou não obrigatório no cadastro do produto. Se obrigatório, o atributo ficará destacado em azul e o produto não poderá ser salvo ou alterado no sistema se este atributo estiver vazio.

Exemplo Prático

Como exemplo, vamos cadastrar o atributo Voltagem (V).


  • Descrição: Voltagem (V)
  • Sequência: 1
  • Grupo do Atributo: Características Elétricas
  • Referência: Não informaremos nenhuma pois não é atributo de dimensão.
  • Tipo do Valor: Lista de valores. (Queremos padronizar as opções)
  • Valores: 127V,220V,Bivolt
  • Valor Padrão: Não informaremos. Como esse atributo é essencial para a análise do cliente, vamos obrigar o usuário que está cadastrando o produto a informar corretamente para evitar problemas com o cliente posteriormente.
  • Valor Mínimo: Fica desabilitado automaticamente quando é lista de valores.
  • Valor Máximo: Fica desabilitado automaticamente quando é lista de valores.
  • Checkbox Obrigatório: Marcado. Queremos garantir que o cliente saiba exatamente o que está comprando. Portanto esse atributo não pode ser vazio.


Após informar os dados, o usuário deverá clicar no botão Salvar.

No cadastro do produto, este atributo aparecerá assim:


Atributos essenciais para o e-commerce

Existem quatro atributos indispensáveis para o e-commerce. São os atributos usados para calcular o frete pelas plataformas:

  • COMPRIMENTO DA EMBALAGEM (cm)
  • LARGURA DA EMBALAGEM (cm)
  • ALTURA DA EMBALAGEM (cm)
  • PESO DA EMBALAGEM (g)
Atenção!

Atributos relativos à dimensões devem sempre ser cadastrados e informados em centímetros (cm) e em gramas (gr).