Processo de SAC / Follow Up / Reclamação

SAC / Follow Up / Reclamação

O que é uma reclamação?

As reclamações dos clientes são manifestações de falta de contentamento em relação a algum aspecto da empresa. Para amenizar seus possíveis efeitos negativos, cada negócio precisa fazer a gestão das críticas e atender aos pedidos de seu público.

Por que fazer a gestão?

Adquirir novos clientes custa consideravelmente mais caro do que manter os atuais. Além disso, consumidores satisfeitos não apenas compram mais de sua empresa, como também a indicam para a sua rede de contatos. Por isso, manter uma estratégia de relacionamento com o cliente é fundamental. Os dados obtidos e o controle ganhado com essa gestão são também de grande importância para auxiliar nas tomadas de decisão da sua empresa.

Outras Utilizações

A tela também pode ser utilizada para simples acompanhamentos. Por exemplo, sua empresa deseja fazer um evento e convidar vários arquitetos de sua região. Ela abrirá um processo de Follow Up para fazer o acompanhamento desde o envio dos convites até a presença na festa, passando por etapas como o recebimento do convite e confirmação de presença. Poderá também abrir um SAC para o seu cliente que possuir qualquer dúvida sobre um produto. O uso dessas telas são diversas

1 - Cadastro Posição de SAC / Follow Up / Reclamação

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  • Ao acessar, teremos em tela a listagem das posições já cadastradas.
  • Clique em Novo para realizar um novo cadastro.

  • Informe:
    • Descrição: Informe qual o nome dessa posição;
    • Sequência: Todo o processo de SAC/Follow Up/Reclamação deve seguir esta sequencia;
    • Cor da Posição: Para fácil distinção em telas de consulta;
    • Check box:
      • Posição de Abertura: Significa que é uma posição de início;
      • Posição de Encerramento: Significa que é uma posição de encerramento;
      • Informa data da próxima ação: Permite informar data para a próxima ação ou não.




2 - Cadastro de tipos de SAC/Follow Up/Reclamação

São algumas das principais queixas feitas por consumidores

  • O tempo de espera para ser atendido.
  • Ser mal atendido.
  • Ocorrer falha na entrega.
  • Dúvida na Qualidade do Produto.

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Como cadastrar?
  • Ao acessar, já teremos em tela a listagem de tipos de SAC/Follow Up já registrados.
  • Clique em Novo para realizar um novo cadastro.

Você deverá informar:

  • Descrição: Descrever o tipo do SAC / Follow Up / Reclamação, sendo esse o motivo do processo acontecer;
  • Grupo: Será selecionado entre Follow-Up, SAC ou Reclamação, que ocasionará na tela em que os processos desse tipo serão consultados;
  • Tipo: Escolherá entre Pessoa ou Produto, indicando se na hora do cadastro, o usuário deverá indicar uma pessoa interna ou um item para iniciar o processo;
  • Posições: Por último, deverá ser selecionado as posições em que esse tipo poderá ficar.

E depois é só salvar.





3 - SAC / Follow Up / Reclamação


Este é o procedimento em que será descrito e registrado o processo que deseja criar, sendo essas três telas um espelho.


Nestas telas informe:

  • Pessoa: Neste campo informe o(s) reclamante(s) ou acompanhado(s), que deverá ter um cadastro no sistema.
  • Tipo: Selecione entre os tipos de devoluções a que mais se encaixa. Caso o cadastro do tipo de processo for de pessoa, abrirá para informar o campo 'pessoa’, caso o cadastro do tipo for de produto, abrirá o campo ‘item’.
    • Pessoa (interno): Selecione a pessoa (funcionário, prestador de serviço etc.) que o cliente deseja reclamar.
    • Item: Código do produto envolvido no SAC/Follow Up/Reclamação. Este campo não é obrigatório, uma vez que o processo possa ser proveniente de demais questões.
  • Qtd. Utilizado: Informe somente a quantidade que foi usada pelo cliente.
  • Qtd. Comprado: Ao selecionar a pessoa e o item, o sistema preenchera o campo, conforme a quantidade comprada pelo cliente.
  • Data Aplicação: Data que o cliente usou o produto (se for uma reclamação de produto).
  • Data da Nota: Data que a nota fiscal foi emitida (puxada automaticamente).
  • Data Inicio: Data de início do processo de SAC/Follow Up.
  • Próxima Ação: Data em que a próxima ação será realizada, liberada se no cadastro do tipo de SAC/Follow Up/Reclamação a check box “Informar a data da próxima ação” estiver marcada.
  • Posição: Seleção da posição em que o processo está.
  • Motivo: É a primeira mensagem da Linha do Tempo, Descreva aqui a etapa inicial do processo, o motivo da criação do SAC/Follow Up/Reclamação.
  • Texto: Descreva o ocorrido e os comentários sobre o que aconteceu ou acontecerá, adicionando outros detalhes se desejado (não sendo possível alterar posteriormente).
  • Mídia: Insira os anexos e documentos, caso for colocar alguma prova do ocorrido.


Ao finalizar o preenchimento dos campos, clique em Salvar.

4 - Consulta de SAC / Follow Up / Reclamação


Para realizar uma consulta, acesse Consultas > SAC / Follow Up / Reclamação e selecione um dos três grupos.

Ao acessar a tela de consulta, o sistema solicitará para que seja feita uma filtragem por Pessoa, Fornecedor, Grupo de Vendedor, Pessoa (interno), Período, Data da Próxima Ação e por Ação Atrasada.


Ao fazer a filtragem, teremos três guias que facilitam na organização dos processos.

  • Resumo por Tipo: Selecionará o tipo do processo;
  • Resumo por Posição: Selecionará a posição desejada;
  • Detalhamento: Aparecerá todos os processos daquele tipo que estão em uma determinada posição.


Para Visualizar um processo, selecione um SAC/Follow Up/Reclamação e clique em Selecionar ou clique em F2.

A tela aberta mostrará todas as informações cadastradas desde o momento de sua criação:


Nessa tela, ainda é possível realizar a alteração da posição, para isso, clique em Posição, escolha e a atual posição.

Ainda é possível anexar Mídia, se necessário.


Após escolher a posição e anexar a mídia, clique em Enviar e seu registro será atualizado.


Caso queira fazer a mudança de posição de mais de um registro ao mesmo tempo, selecione os registros e clique em Ctrl + R ou clique com o botão direito do mouse na tela e vá em “Alterar Posição dos Registros Selecionados”.
Informe a nova posição, algum comentário (se desejado) e a data da próxima ação, caso necessário.

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Por fim, clique em Ok e Sair.

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