As reclamações dos clientes são manifestações de falta de contentamento em relação a algum aspecto da empresa. Para amenizar seus possíveis efeitos negativos, cada negócio precisa fazer a gestão das críticas e atender aos pedidos de seu público.
Adquirir novos clientes custa consideravelmente mais caro do que manter os atuais. Além disso, consumidores satisfeitos não apenas compram mais de sua empresa, como também a indicam para a sua rede de contatos. Por isso, manter uma estratégia de relacionamento com o cliente é fundamental.
São algumas das principais queixas feitas por consumidores
- O tempo de espera para ser atendido.
- Ser mal atendido.
- Ocorrer falha na entrega.
- Qualidade do Produto.
- Ao acessar, já teremos em tela a listagem de tipos de reclamações já registrados.
- Clique em Novo para realizar um novo cadastro.
- Informe Tipo, Descrição e Salve.
- Ao acessar, já teremos em tela a listagem de tipos de reclamações já registrados.
- Clique em Novo para realizar um novo cadastro.
-
Informe:
- Descrição: Informe qual o nome dessa posição;
- Sequência: Todo o processo de reclamação deve seguir esta sequencia;
- Cor da Posição: Para fácil distinção em telas de consulta;
-
Check box:
- Posição de Abertura: Significa que é uma posição de início;
- Posição de Encerramento: Significa que é uma posição de encerramento;
- Informa data da próxima ação: Permite informar data para a próxima ação ou não.
Este é o procedimento em que será descrita e registrada a reclamação do cliente.
Nesta tela informe:
- Pessoa: Neste campo informe o reclamante, que deverá ter um cadastro no sistema.
- Tipo: Selecione entre os tipos de devoluções a que mais se encaixa.
- Reclamado: Selecione o funcionário que o cliente deseja reclamar.
- Item: Código do produto envolvido na reclamação. Este campo não é obrigatório uma vez que a reclamação possa ser proveniente de demais questões.
- Qtd. Utilizado: Informe somente a quantidade que foi usada pelo cliente.
- Qtd. Comprado: Ao selecionar a pessoa e o item, o sistema preenchera o campo, conforme a quantidade comprada pelo cliente.
- Data Utilização: Data que o cliente usou o produto.
- Texto: Descreva o ocorrido e a reclamação realizada pelo cliente e a forma que a reclamação foi resolvida
- Mídia: Insira os anexos e documentos, caso for colocar alguma prova do ocorrido.
Ao finalizar o preenchimento dos campos, clique em Salvar.
Para realizar uma consulta das reclamações registradas, acesse Consultas - Reclamação.
Ao acessar a tela de consulta de reclamação, o sistema irá listar todas as reclamações existente e suas posições.
Para Visualizar uma reclamação, selecione uma reclamação e clique em Selecionar.
A tela aberta mostrará todas as informações cadastradas na reclamação:
Nessa tela, ainda é possível realizar a alteração da posição da reclamação, para isso, clique em Posição, escolha e a atual posição.
Ainda é possível anexar Mídia, se necessário.
Após escolher a posição e anexar a mídia, clique em Enviar e seu registro será atualizado.