Plataforma Tray

Plataforma Tray


A Tray é uma plataforma de E-commerce, onde os clientes tem a oportunidade de elevar suas vendas usando a integração com marketplaces.

Este tópico tem como objetivo orientar passo a passo como fazer as configurações específicas para a integração Fronter-Tray.

Cadastro de Plataforma


Primeiramente é necessário cadastrar a plataforma Tray dentro do Fronter.

Cadastro ➨ Ecommerce ➨ Plataforma


  • Clique no botão NOVO;
  • Tipo: escolha a plataforma Tray;
  • Descrição: insira o nome na plataforma, Tray;
  • Clique no botão SALVAR.

Plataforma cadastrada.

Produto E-commerce
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Antes de tudo, é necessário transformar os produtos em produtos E-commerce.
Cadastro ➨ Produto ➨ Produto


  • Marque a check box “Ativar informações para Ecommerce”.

ativar ecommerce

  • Aparecerão duas novas abas, que serão essenciais para subirmos os produtos e suas informações.


Saberemos que o produto subiu para a plataforma quando o campo Id na plataforma estiver preenchido. Além disso, é necessário que a check box do produto esteja marcada.

Configuração no Cadastro do fornecedor
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Para que o produto suba para o E-commerce, é necessário ajustar o cadastro do seu fornecedor.
Cadastro ➨ Produto ➨ Categorias ➨ Fornecedor


  • Vá até o cadastro do fornecedor e clique no botão EDITAR;
  • Marque a check box “Envia para ecommerce”;
  • Clique no botão SALVAR;
  • O fornecedor estará na plataforma quando aparecer seu número no campo “Id na plataforma”.

URL e Code da Tray
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Após cadastrar a plataforma dentro do sistema, precisamos acessá-la para pegar a URL (urlBaseApi) e Code (appKey), que usaremos para vincular o Fronter com a Tray, no Cadastro de Parâmetro de Plataforma.

ACESSOtray

  • Vá até página de acesso da plataforma (/trayparceiros.commercesuite.com.br/a[/trayparceiros.commercesuite.com.br/admin/onboarding/dashboard];
  • Insira Usuário e Senha, e clique no botão ENTRAR;
  • Ao acessar, clique na opção “Aplicativos”, no canto esquerdo da tela;
  • Pesquise por Fronter no campo “Nome do aplicativo” e acesse ele;
  • Ao acessar, guarde a URL e Code para cadastramos no Fronter, para fazer a vinculação.

Cadastro de Parâmetro de Plataforma
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Usaremos essa tela para adicionar chaves de API, que serão usadas para fazer a comunicação entre Fronter e Tray. Será necessário cadastrar nove chaves para que haja a integração correta. Além disso, podemos cadastrar outras API de acordo com os tipos de entregas que serão feitas.
Cadastro ➨ Ecommerce ➨ Parâmetro de plataforma

  • Clique no botão NOVO;
  • Plataforma: escolha a plataforma Tray;
  • Chave: o nome da chave que deseja adicionar;
  • Valor: o valor da chave;
  • Clique no botão SALVAR.


Na plataforma Tray é necessário cadastrar os seguintes APIs:
  • urlBaseApi: URL que a plataforma nos trará após o cadastro dela no sistema;
  • appKey: chave de acesso que a plataforma nos trará após o cadastro dela no sistema;
  • appToken: este campo será preenchido automaticamente após a integração do sistema-plataforma;
  • refreshToken: este campo será preenchido automaticamente após a integração do sistema-plataforma;
  • lojaCodigoEcommerce: código da empresa cadastrada no sistema, que usaremos para realizar as vendas na plataforma;
  • vendedorId: ID do vendedor cadastrado especificamente para o ecommerce, intitulado como “VENDEDOR ECOMMERCE”;
  • precoTipoEcommerce: ID da tabela especificamente cadastradas com os preços dos produtos que vão para o e-commerce;
  • contaRecebimento: informar a conta que serão feitos os recebimentos dos pedidos do e-commerce;
  • tributacaoOperacaoTipoId: informar o tipo de operação tributação que será usado, no caso é o tipo 2;
  • entregaTipoId: inserir o ID do tipo de entrega cadastrada para o ecommerce (“ENTREGA ECOMMERCE”);
  • statusParaImportarPedido: colocaremos o ID de status informado na plataforma Tray (Menu-> Configurações-> Gerenciador de status, onde entraremos no editar do status A ENVIAR, assim, verificaremos o caminho que a página está nos informando, e a última sequencia de números que aparecer será o ID que deve ser cadastrado neste parâmetro). Podemos cadastrar mais de um ID no campo valor, separando eles por vírgula;
  • statusAposImportarPedido: colocaremos o ID de status informado na plataforma Tray (Menu-> Configurações-> Gerenciador de status, onde entraremos no editar do status cadastrado para após a importação, assim, verificaremos o caminho que a página está nos informando, e a última sequencia de números que aparecer será o ID que deve ser cadastrado neste parâmetro);
  • fieldNameVariacao: informar as tabelas responsáveis pelos produtos com tonalidade, sendo as tabelas prd_tonlote, prd_tondescricao, para podermos subir os produtos filhos. Diferentemente do status anterior, neste podemos colocar apenas um ID;
  • administradoraEcommerceX: o “X” será composto pelo ID da administradora na plataforma Tray (Configurações → Geral [Pagamento] → Clicar em editar o cartão [o ID da administradora aparecerá por último no caminho da página]); no campo valor colocaremos o ID da administradora dentro do Fronter, indo no cadastro de administradora; será um parâmetro desse para cada administradora;
  • statusAposEmitirNotafiscal: colocaremos o ID de status informado na plataforma Tray (Menu-> Configurações-> Gerenciador de status, onde entraremos no editar do status cadastrado para após a emissão da nota fiscal, assim, verificaremos o caminho que a página está nos informando, e a última sequencia de números que aparecer será o ID que deve ser cadastrado neste parâmetro);
  • idEnderecamentoTipo: em algumas empresas, no momento de fazermos o cadastro de pessoa, pode ser que não seja obrigatório adicionarmos um endereço, assim, usaremos esse parâmetro para que seja obrigatório adicionar endereço na hora que um cliente e-commerce for realizar uma compra, pela plataforma. No campo chave, colocaremos o parametro “idEnderecamentoTipo”, e no campo chave iremos inserir os IDs (encontramos os IDs na tabela enderecamentotipo), das entregas que queremos que sejam obrigatórias, separando-os por vírgula.
  • codigoBarrasTipoId: essa chave nos ajudará a informar o código de barras do produto; como podemos ter mais de um código de barras no cadastro de produto, temos que informar qual deles nós queremos que apareça, assim, no campo valor colocaremos o Id do código de barras que queremos, na prática, se colocarmos Id 1, vamos trazer o primeiro código de barras que consta no cadastro do produto.

Cadastro de Meta Description (SEO)
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A Meta description (SEO) é uma pequena frase chamativa, usada para atrair o interesse dos possíveis compradores. Ela aparece logo abaixo do título do produto, quando pesquisamos por ele nos navegadores.

Cadastro ➨ Ecommerce ➨ Meta Description (SEO)



  • Clique no botão NOVO;
  • Tipo: escolher entre Fornecedor, Classificação ou Produto;
  • Descrição: incluir uma descrição;
  • Tags para texto: este campo é opcional, pois podemos utilizar o último campo;
  • Meta title: o título de sua Meta description;
  • Meta Description: inserir sua Meta description;
  • Clique no botão SALVAR.

Cadastro de Palavra similar
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As palavras similares são usadas para que mesmo as pesquisas com erros ortográficos levem o cliente para o produto que deseja.

Cadastro ➨ Ecommerce ➨ Palavra similar



  • Clique no botão NOVO;
  • Palavra: palavra com a ortografia correta;;
  • Palavra similar: palavra erro(s) ortográfico(s);
  • Clique no botão SALVAR.

Cadastro de Grupo de atributo ou característica do produto
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Nessa tela o usuário pode cadastrar grupos de produtos com características semelhantes, como os grupos “características metais” ou “características gerais de revestimento”.
Cadastro ➨ Ecommerce ➨ Grupo de atributo ou característica do produto


  • Clique no botão NOVO;
  • Descrição: insira o nome do novo grupo;
  • Campo sequência será preenchido automaticamente;
  • Clique no botão SALVAR;

Cadastro de Atributo ou característica do produto
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São as características individuais dos produtos, como mostra abaixo o exemplo de características de uma cuba.


Cadastro ➨ Ecommerce ➨ Atributo ou característica do produto


  • Clique no botão NOVO;
  • Descrição: nome da característica específica;
  • Grupo do atributo: escolha o grupo cadastrado para essa característica;
  • Referência: escolha uma das referencia disponíveis caso houver relação, se não houver pode deixar em branco;
  • Tipo de valor: escolha um tipo (Inteiro, Lista de valores, Numérico, Texto ou Texto longo), de acordo com os dados que serão informados no campo seguinte;
  • Valores: neste campo é necessário preencher com valores que serão usados para especificar o produto (como mostra o exemplo abaixo);
  • Valor padrão: será preenchido somente quando o tipo de valor for texto ou texto longo. Será preenchido por um valor não não terá variação;
  • Valor mínimo e Valor máximo: será preenchido somente quando o tipo de valor for numérico ou inteiro;
  • Check box “Obrigatório”: marcada quando for um atributo obrigatório;
  • Clique no botão SALVAR.


Observação: temos quatro atributos que são obrigatórios: PESO FRETE (g), ALTURA DA CAIXA (cm), LARGURA DA CAIXA (cm) e COMPRIMENTO DA CAIXA (cm), usados para o cálculo de frete.

Cadastro de Categoria de objetos e atributos
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Se trata de um agrupamento de atributo ou característica do produto, afim de vincularmos com o produto posteriormente.

Cadastro ➨ Ecommerce ➨ Categoria de Objetos e Atributos


  • Antes de tudo, verifique se há uma categoria descrita como “Produto base”, se não houver, clique no botão “novo”, preencha o campo descrição como “Produto base” e clique em salvar para prosseguir com o processo;
  • Clique no botão NOVO;
  • Descrição: nome específico da categoria, como “Cubas”, “Chuveiros”, “Pisos”, entre outros;
  • Objeto pai: escolha pela opção “Produto base”;
  • Atributo do produto: escolha os atributos que deseja que tenha nesta categoria;
  • Clique no botão SALVAR.

Cadastro de Doca
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Os clientes podem ter docas específicas para o E-commerce e/ou docas específicas para cada plataforma de E-commerce, e usamos esta tela justamente para cadastrá-las.
Cadastro ➨ Ecommerce ➨ Cadastro de doca


  • Clique no botão NOVO;
  • Plataforma: escolha a plataforma desejada, a Tray;
  • Descrição: dê um nome a essa doca, deixando claro do que ela se trata, como “DOCA Ecommerce Tray”
  • ID na plataforma: o ID da doca que a plataforma irá disponibilizar;
  • Clique o botão SALVAR.

Cadastro de estoque
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Os clientes podem ter uma quantidade específica de um determinado local de estoque reservada para o Ecommerce.

Cadastro ➨ Ecommerce ➨ Cadastro de estoque

  • Clique no botão NOVO;
  • Doca: selecione a doca cadastrada para o Ecommerce;
  • Descrição: dê um nome para o estoque;
  • ID na plataforma: o ID do estoque que a plataforma irá disponibilizar;
  • Adicionar local de estoque: selecione o local de estoque que deseja utilizar;
  • Clique no botão SALVAR.

Classificação do produto
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É necessário cadastrar categorias que se encaixe com cada produto, para que consigamos subir os produtos para o E-commerce.
Cadastro ➨ Produto ➨ Categorias ➨ Classificação do produto


  • Observação: na plataforma Tray, a classificação é tratada como CATEGORIA;

  • Descrição: coloque um título para a nova classificação;

  • Referência: insira uma referência para a classificação;

  • Classificação pai: não é necessário;

  • Classificação (SEO): se for necessário, escolha uma classificação SEO;

  • Produto (SEO): escolha a meta description (SEO) correta para a classificação;

  • Produto objeto: escolha o produto objeto cadastrado para essa classificação;

  • Cor: selecione uma cor para representar essa categoria;

  • Check box “Sem cor”: caso não queira adicionar uma cor a classificação, marque- a;

  • Check box “Adicionar como pai”: caso for uma classificação pai, marque-a;

  • Check box “Enviar para e-commerce”: é necessário marcar esta, para que possamos subi-la para o e-commerce;

  • Clique no botão SALVAR.

Configurações no cadastro do produto E-commerce
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Após cadastrarmos as características, é necessário vinculá-las com os produtos.
Cadastro ➨ Produto ➨ Produto


Aba Classificação:
No cadastro do produto, é necessário colocarmos como padrão a classificação que adicionamos no passo anterior.


  • Coloque a seta em cima da classificação que deseja ser padrão e aperte na tecla F12.


Aba Ecommerce:


  • Coloque o código do produto;
  • Nome do Produto: nome que deseja que apareça no produto;
  • Descritivo reduzido: pequena descrição que aparecerá logo abaixo do nome do produto;
  • Produto (SEO): escolha a meta description que cadastrou especificamente para este produto;
  • Produto objeto: escolha uma categoria de objetos e atributos;
  • Doca: alguns clientes podem reservar uma doca específica para as vendas de Ecommerce, caso ocorra, escolha a doca do E-commerce;
  • Reserva estoque (Loja): quantidade de reserva de itens, para evitar a venda de produtos quando não há estoque, ex: temos 20 unidades do produto X, e queremos que as vendas desse produto específico parem quando estivermos com 5 dele no estoque, então devemos colocar a quantidade 5 no campo.


A aba atributo vai de acordo com o produto objeto escolhido anteriormente. Preencha e/ou escolha com as características específicas do produto.


SALVE o cadastro do produto.