Liberação de pedidos bloqueados

Liberação de pedidos bloqueados
Sobre

Este tópico tem o objetivo de orientar o usuário na utilização da tela Liberação de Pedidos Bloqueados.

O que é um bloqueio no Fronter?

Exemplo de bloqueio sendo gerado ao transformar um orçamento em pré-pedido

No Fronter, o bloqueio é um recurso gerencial que visa impedir alguma prática que não esteja em conformidade com as políticas da empresa. Ele funciona para que estas ações contrárias às normas não se tornem a regra mas sim a exceção.

Para ilustrar, tomemos o bloqueio Markup abaixo do Mínimo como exemplo. Este bloqueio considera a formação de preço do produto para impedir que o vendedor venda o produto muito abaixo do preço de venda correto, o que causaria prejuízos para a empresa, especialmente se tal situação fosse frequente.

Com os bloqueios ativos a empresa garante que toda ação fora das normas só possa ser continuada se for autorizada por um gestor com o nível de acesso requerido para a liberação do bloqueio.

Quem pode liberar um bloqueio no Fronter?

A liberação dos bloqueios depende principalmente do impacto que a ação pode causar na operação da empresa. Dessa forma, quanto maior a possibilidade de danos, maior o nível hierárquico requerido para a liberação.

Todo bloqueio liberado registra a data e hora da liberação e o usuário que o liberou, de forma que seja possível consultar posteriormente. É possível também informar uma justificativa para o desbloqueio.

Passo-a-passo para liberação de bloqueios

Siga o passo-a-passo abaixo para realizar a liberação do bloqueio desejado.

1. Acessar a tela Liberação de Pedidos Bloqueados

Se o usuário tem as permissões necessárias para liberar bloqueios, é possível acessar através do atalho destacado no lado direito da tela:


2. Selecionar o controle desejado
  1. Uma vez estando na tela o usuário deve clicar sobre o controle desejado para que o sistema liste os bloqueios relacionados:

  2. Ao clicar no controle o Fronter listará os bloqueios relacionados a ele na grade inferior da tela. Será exibido o motivo do bloqueio, de modo que o usuário pode decidir fazer ou não a liberação.


3. Fazer a tratativa do bloqueio

Ao clicar e selecionar um bloqueio na lista, o usuário poderá optar por liberar ou manter o bloqueio. Estas ações são feitas pelos botões abaixo:

Já para apoiar a análise e efetuar outras ações, o Fronter dispõe dos botões de atalho abaixo:

Cada botão realiza uma ação específica:

  • Reprovar: Reprova o controle. Se for um pré-pedido, por exemplo, ele será estornado automaticamente para orçamento e reprovado.

  • Cancelar Devolução: Cancela automaticamente a devolução selecionada.

  • Imprimir: Imprime o controle p/ análise mais apurada.

  • Histórico Bloqueio: Mostra todos os bloqueios vinculados ao controle, mesmo os que já foram liberados, bem como o usuário que os liberou.

  • Orçamento: Abre o controle selecionado diretamente na tela Orçamento/Pedido de Saída caso ele seja um orçamento, pré-pedido ou pedido de venda.

  • Consultar Markup: Abre a tela de Análise de Markup para que o gestor possa analisar o impacto do preço de venda praticado no controle sobre o valor total da venda esperado para o controle.

  • Histórico Pessoa: Abre o histórico de pessoa, sendo possível visualizar o histórico financeiro completo e também o histórico de pedidos/devoluções.

  • Editar Pessoa: Abre o cadastro de pessoa relacionado ao controle.

  • Checkbox Receber ao Desbloquear: Se for um pré-pedido, ao desbloquear faz com que seja aberta a tela de Recebimento. Se devolução, gera o bônus da mesma automaticamente após os desbloqueios.

Se o bloqueio está configurado para exigir justificativa, ao clicar em image o usuário deverá informar a justificativa no popup, conforme abaixo

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