Gerar Arquivo de Remessa Bancária

Arquivo de Remessa Bancária


O arquivo de remessa bancária é o meio pelo qual um sistema de gestão comunica ao banco a geração de novos boletos. Sem a remessa, o usuário teria que cadastrar manualmente os boletos no banco, o que demanda muito tempo e é inviável no dia-a-dia de uma empresa.

Considerações antes da geração do arquivo

  • O arquivo de remessa segue um padrão de estrutura determinado pelo CNAB, o Centro Nacional de Automação Bancária.

  • O arquivo de remessa deve conter somente os boletos gerados para um determinado banco de destino, não sendo possível a mesclagem de mais de um banco por arquivo de remessa.

  • A falta de conferência no processo de geração do arquivo de remessa irá gerar erros que atrasarão o dia-a-dia do setor financeiro da empresa. É muito importante conferir corretamente antes de gerar.

Agora iremos ver como podemos gerar o arquivo de remessa para o seu banco.

1 - Acesse a tela Automação Bancária


Siga o caminho abaixo para acessar a tela COBRANÇA E DESCONTO DE TÍTULOS E CHEQUES:

2 - Selecione a conta que irá gerar a Remessa Bancária

3 - Selecione os títulos que irão compor o arquivo de Remessa

Após isso clique em SALVAR.

Se estiver tudo correto, o Fronter retornará a seguinte mensagem:

image

Automaticamente o Fronter irá abrir na tela do seu computador a pasta onde foi salvo o arquivo de remessa bancária.

Exportando o Arquivo de Remessa

Após gerar o arquivo de remessa, é necessário envia-lo ao banco, porém pode acontecer de você perder o arquivo ou esquecer de fazer o envio, sendo assim, iremos ensinar você a procurar a remessa que você gerou e salvar o arquivo novamente na sua pasta.

1 - Clique em EDITAR

2 - Selecione a Remessa Bancária que deseja salvar

Após isso clique em OK e SAIR.

3 - Clique em Gerar Arquivo de Remessa

Após clicar em Gerar Arquivo de Remessa, o Fronter deverá salvar na sua pasta de remessas.

Conclusão

Seu arquivo está disponível, salvo no computador e pronto para ser enviado ao banco.