Você já deve ter ouvido falar em arquivo XML, mas não faz ideia do que significa? Iremos explicar o que é, e a importância dele para as empresas.
O nome por extenso em inglês é “eXtensible Markup Language”, que é uma linguagem de marcação para a criação de documentos com dados organizados hierarquicamente, como textos ou banco de dados, ou seja, ela serve para padronizar uma sequência de dados com o objetivo de organizar, separar o conteúdo e integrá-lo com outras linguagens.
Agora que você sabe o que é e para que serve o XML, iremos explicar a importância dele para a sua empresa. O XML da NF-e é muito importante para a gestão fiscal e contábil de todas as empresas, já que as transações comerciais devem ser registradas e armazenadas eletronicamente neste formato, tornando o processo de emissão das notas fiscais mais rápido e menos burocrático.
A partir deste documento existe a troca de informações entre a Receita Federal e os contribuintes de forma segura e eficiente para a fiscalização, mantendo regularizada a situação da empresa com pagamento de tributos. Trazendo uma sintaxe básica – uma sequencia de códigos específicos, o XML pode ser utilizado para compartilhar informações entre diferentes computadores e aplicações.
Em resumo, o XML representa a versão digital de uma nota fiscal, que obedece a um padrão nacional de escrituração. Ele contém todos os dados do emitente, do destinatário, do transporte e diversas informações adicionais.
A sua contabilidade necessita dos arquivos XML para gerar as guias de recolhimento de imposto e realizar todo processo contábil de sua empresa. Para que não gere prejuízos para o seu negócio, não esqueça de enviar os arquivos para o seu contador mensalmente.
Para auxiliar no processo de exportação dos arquivos XML do Fronter, criamos um passo a passo.
Crie uma pasta para o armazenamento dos arquivos gerados.
Nesse exemplo temos em nosso Desktop a pasta XML e dentro criaremos a pasta chamada 202103.
Veja como é interessante manter um padrão para os nomes das pastas criadas, pois dessa forma você contará com uma pasta organizada facilitando a localização dos seus arquivos.
- Acesse a tela de consulta de notas fiscais no seguinte caminho:
O próximo passo se baseia em filtrar os arquivos conforme sua necessidade, então preencha os seguintes campos:
- A empresa que emitiu as notas;
- O período de emissão;
- O tipo de nota será sempre de saída;
- A situação da nota será sempre autorizada.
Por fim, clique em Filtrar.
- Ao filtrar, o sistema lhe trará uma listagem contendo todas as notas ficais emitidas dentro do período previamente estipulado.
- Clique no Checkbox destacado para selecionar todos os registros, em seguida clique em Exportar XML.
- Encontre o caminho da pasta previamente criada e clique em Ok.
- Aguarde enquanto o sistema processa a exportação do arquivos.
- Ao finalizar, o sistema lhe apresentará uma mensagem informando a finalização do processo. Clique em Ok e verifique se os arquivos se encontram na pasta criada.
- Agora que seus arquivos XML foram exportados para a pasta com sucesso, encaminhe-os para o seu escritório de contabilidade.