Emissão de Nota Fiscal Complementar de ICMS

NF-e Complementar de ICMS

A Nota Fiscal Complementar de ICMS é um documento fiscal aceito pelo governo para retificar erros no valor do ICMS Próprio ou ICMS ST ocorridos na emissão de notas fiscais diversas.

Atenção!
As informações tributárias para a emissão da NF Complementar de ICMS devem ser obtidas junto ao seu escritório de contabilidade.
Parte 1 - Gerando a base da nota fiscal complementar (o pedido)

Após o cadastro dos produtos, siga o passo-a-passo abaixo para gerar a sua NF.
No exemplo, vamos emitir uma NF Complementar de ICMS SEM ST.

1 - Abra a tela Orçamento/Pedido

2 - Selecione o mesmo Cliente/Fornecedor da nota fiscal original

3 - Abra a tela de parãmetros do pedido

4 - Marque a checkbox Complemento de ICMS

Atenção!
Se você deseja emitir uma nota fiscal complementar de ICMS ST, marque a checkbox correspondente.
5 - Adicione o produto ICMS Próprio

6 - Informe quantidade e valor do ICMS Complementar
Atenção!
No campo QUANTIDADE informe apenas 01 unidade pois só deverá haver um produto ICMS na nota fiscal.

7 - Verifique se as informações estão corretas

8 - Clique em OK E SAIR

9 - Informe o vendedor do pedido

Importante: Não é necessário informar o vendedor original do pedido. Verifique se existe o cadastro SEM VENDEDOR ou outro equivalente para ser selecionado.

10 - Abra a tela F4 - RECEBIMENTO

11 - Marque a opção "Não Gerar Financeiro do Valor" e salve

Esse passo é importante pois uma NF complementar não gera um título a pagar para o setor financeiro da empresa. A cobrança é feita através do pagamento dos impostos.

12 - Abra a tela F6 - Planejamento de Entrega

13 - Atribua o mesmo tipo de entrega da NF original

14 - Salve as alterações e transforme o orçamento em pré-pedido

Transformando em pré-pedido

Parte 2 - Recebendo o pedido e emitindo a Nota Fiscal Complementar

Agora que temos todas as informações necessárias para emitir a Nota Fiscal Complementar de ICMS, vamos seguir os passos abaixo para receber o pedido e gerar a NF.

1 - Abra a tela RECEBER/BAIXAR VENDAS

2 - Selecione o pedido criado anteriormente e faça o recebimento

3 - Informe a conta e clique em RECEBER
O que é o processo de devolução de venda?
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Não se preocupe. O recebimento desse pedido não irá gerar nenhuma movimentação financeira na conta selecionada pois a checkbox “Não gerar financeiro do valor” está marcada.

Após receber, clique em SAIR

4 - Acesse a tela Romaneio de Saída e filtre pelo Cliente

5 - Selecione o produto ICMS e clique com o botão direito sobre o Local de Estoque

6 - Selecione a opção Distribuir Restantes Para Empresa 101

7 - Clique em SALVAR

8 - Selecione a empresa 101 para faturamento

9 - Salve o romaneio

10 - Volte para a tela RECEBER/BAIXAR VENDAS

11 - Acesse a aba FATURAR

12 - Selecione o romaneio gerado e fature

Finalização

O usuário deverá consultar a tela de Pesquisa de Nota Fiscal para verificar se a NF emitida foi autorizada pela SEFAZ.