Esse tópico têm o objetivo de orientar o usuário do Fronter no processo de devolução manual de venda.
O processo de Devolução manual é feito quando o cliente precisa realizar o processo de devolução de uma nota fiscal, porém, a venda não foi feita no sistema, ou seja, não possui registros de pedido no Fronter. Essa opção também é válida para devoluções de notas fiscais avulsas (NFA-e), já que a nota se gera através do próprio pedido.
Para casos como esses citados, deve-se fazer a devolução de forma manual, utilizando as informações da nota fiscal.
1. Acessar a tela de Devolução Manual de Venda
Para localizá-la, vá em Movimentação > Vendas/Saídas > Devolução Manual de Venda.
2. Preencher as Informações da Devolução
- Empresa: É necessário preencher baseando-se no pedido de venda ou na nota avulsa.
- Cliente/Fornecedor: Selecionar o cliente do pedido/nota.
- Adicionar/Alterar Itens: Adicionar quais itens do pedido/nota será necessário devolver.
3. Adicionar os Vendedores/Profissionais
Preencher as informações de Vendedor/Profissional conforme a nota de origem. Caso não tenha essas informações, colocar como ‘Não identificado’. Após selecionar o código do profissional, clicar no ícone e em seguida, Ok e Sair.
4. Atribuir o Recebimento
Para atribuir o valor dos itens, basta clicar no que o sistema fará isso automaticamente.
5. Dados da Nota de Origem
O último campo a ser preenchido são os dados da nota de origem. Para isso, clique no botão do lado direito superior da tela e selecione a opção Devolução manual.
Utilize o atalho Ctrl + M do teclado para abrir a aba de forma mais rápida.
Nessa aba será necessário informar a chave de acesso da nota fiscal. Após preencher, clicar em “OK Sair.”
6. Transformar em Devolução de Pedido c/ CB a Gerar
Depois de acrescentar a chave de acesso, passo descrito acima, é necessário salvar o pedido e transformá-lo em Devolução c/ CB a Gerar.
Finalizar confirmando a transformação.
Agora, deve-se seguir para a próxima etapa!
7. Liberar o Cheque Bônus da Devolução
Para localizar o pedido bloqueado, vá em Movimentação > Vendas/Saídas > Liberação de Pedidos Bloqueados.
Selecione o pedido e clique no botão Desbloquear, confirmando a ação em seguida.
8. Receber a Devolução de Pedido c/ CB Gerado
Vá em Financeiro > Receber/Baixar Vendas.
Localize a nota e clique em Financeiro. Assim, o pedido vai automaticamente ser recebido e direcionado para a aba Faturar.
9. Faturar - Configurações do Processo
Seguir para a aba Faturar. Em seguida, selecionar o pedido e clicar em Configuração.
Quanto a configuração dos processos, alguns dos campos exigem atenção:
● Consumidor (CPF na nota):
O campo CPF/CNPJ é o número do documento do cliente que será emitido na nota.
O campo E-mail é o endereço que vai receber a nota (cliente).
● Configurações para Faturar e do Processo
Para devoluções de notas avulsas, o processo de configuração é o mesmo da NF-e, assim como o número da Série.
Nas opções de checkbox, deixar marcado Transmitir para Sefaz para enviar a nota diretamente do Faturar.
Para enviar a nota fiscal para o cliente, deixe selecionada também as opções de E-mail (Danfe + Boleto). Caso queira imprimir a DANFE, marcar o respectivo campo.
Quando os campos estiverem configurados, clique em Salvar.
Após Faturar, verifique a nota fiscal na tela de Consultas > Notas Fiscais.
Exemplo da nota sem validade fiscal para fins ilustrativos.