Devolução de Compra

Devolução de Compra
Fluxograma da Devolução de Compra


Passo-a-passo

Siga os passos abaixo para emitir corretamente a Devolução de Compra.


Passo 1. Emitindo a Devolução de Compra
1. Acesse a tela Devolução de Compra


2. Utilize os filtros para encontrar a NF para devolução
Como encontrar as notas?
Devolvendo itens de apenas uma nota fiscal

Para devolver itens de apenas uma nota fiscal, marque a checkbox Nota Fiscal. O sistema irá abrir um popup onde você pode fazer filtros mais específicos para encontrar a nota desejada.

Após encontrar a nota fiscal desejada, clique sobre ela e, em seguida, clique em Selecionar.



Devolvendo mais de uma nota fiscal

Se for necessário devolver itens de mais de uma nota fiscal, utilize a pesquisa no topo da tela. Ela pesquisa diretamente o fornecedor, trazendo todas as NF de compra existentes no sistema para esse fornecedor.

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3. Clique em Filtrar

O Fronter irá carregar todos os itens da nota fiscal para a tela


4. Faça as atribuições da devolução


  • 1. Clique sobre o item que deseja devolver para selecioná-lo.


  • 2. Informe a quantidade que será devolvida e a expedição de onde o produto deverá sair.

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  • 3. Clique no botão image para finalizar a atribuição do item para devolução.

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5. Clique em Finalizar


6. Confira o resumo do romaneio

Confira atentamente os dados na tela. É importante para que a nota fiscal não seja emitida para o endereço errado ou com produtos incorretos.

Alterar a operação fiscal

A operação fiscal que o sistema traz por padrão nesse processo é a devolução de compra. No entanto, em algumas situações é necessário alterar a operação para outra como Remessa para Conserto ou Remessa em Garantia.

Para efetuar essa alteração, basta clicar no botão Tributação no topo desta tela. O sistema abrirá um popup para que o usuário possa apontar a operação fiscal desejada.

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7. Após conferir, clique em Salvar

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Passo 2. Gerando o financeiro da devolução de compra

Após a devolução de compra ter sido gerada, é necessário efetuar o recebimento (geração do financeiro) e o faturamento (emissão da nota fiscal) dela.


1. Acesse a tela Gerar Financeiro de Compras


2. Encontre a devolução e clique em Financeiro


3. Informe o financeiro da devolução e faça o recebimento

Esse passo consiste na decisão de gerar ou não uma duplicata a receber do fornecedor. Gera-se essa duplicata quando a devolução irá gerar um crédito com o fornecedor ou quando o fornecedor enviará nova mercadoria no lugar da que está sendo devolvida.

No entanto, se o fornecedor vai fazer a reposição da mercadoria incorreta/avariada apenas, é possível receber a devolução sem gerar financeiro:


Passo 3. Faturando a devolução de compra
1. Acesse a tela Gerar Financeiro de Compras


2. Selecione a aba Faturar

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3. Marque a checkbox da devolução e clique em Configuração


4. Configure o faturamento corretamente


  • Campo Observação: Inserir nesse campo as observações que devem sair no campo Informações Complementares da nota fiscal. Essa informação também é carregada para a Confirmação de Entrega.

  • Série: Se deseja emitir uma nota fiscal, será a série NF-E (usualmente é a série 2 e não pode ser série de NFCe). Se for uma devolução de compra não-fiscal, a série será a XX.

  • Checkbox Transmitir para SEFAZ: Para emissão de notas fiscais, essa checkbox faz com que a nota seja gerada e transmitida automaticamente para os servidores da SEFAZ. Desmarque essa checkbox se deseja emitir um espelho de NFe ou se está fazendo uma devolução não-fiscal.

  • Checkbox Email (Danfe+Boleto): Envia automaticamente ao cliente a Danfe e os boletos gerados. O Fronter envia somente documentos fiscais (Empresas 101, 102, 103…) e o email do cliente precisa estar correto no cadastro do mesmo para o envio com sucesso.

  • Checkbox Imprimir DANFE: Se houver uma impressora definida no campo Imp. Nota, o Fronter fará a impressão automática da Danfe gerada ao faturar a devolução.

  • Checkbox Salvar Frete: Habilita os campos para informar a transportadora, o tipo de frete, volume, peso bruto e espécie da carga. Deve ser utilizada somente quando a nota fiscal deve conter as informações da transportadora.


5. Clique em Salvar após configurar


6. Clique em Faturar

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7. Confira se a nota não ficou parada com erro nas seções abaixo

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Finalização

Após o faturamento e se não houver erros na nota, o produto estará pronto para envio para o fornecedor.