Configuração do e-commerce

Configuração do e-commerce

A configuração das plataformas de e-commerce no sistema é feita através do menu Cadastro > E-commerce. Este tópico informa a função de cada uma das telas e o tipo de ação necessária.


Plataforma

A tela Plataforma lista os canais de venda e-commerce do cliente.
Cadastro ➨ Ecommerce ➨ Plataforma

Para cadastrar uma nova plataforma é necessário escolher uma das plataformas listadas e informar uma descrição, além de marcar a check box “Ativo” caso ela estiver ativa.

Parâmetro de Plataforma

Nesta tela é feita a adição das chaves de API necessárias para a comunicação do Fronter com a plataforma, sendo necessário cadastrar informações essenciais para o funcionamento correto. O números de parâmetros vai variar de plataforma para plataforma e de cliente para cliente.
Cadastro ➨ Ecommerce ➨ Parâmetro de plataforma

É necessário informar a plataforma, a chave na API e o valor para a chave:


Meta Description (SEO)

Cadastro ➨ Ecommerce ➨ Meta Description (SEO)

  • Meta Description (SEO):

Palavra similar

Nesta tela, o usuário cadastra palavras-chave que devem ser encontradas pelo buscador na pesquisa, apontando em seguida outras formas da mesma palavra escritas com erro de ortografia. Esse passo é importante para melhorar o desempenho do site na pesquisa do buscador.
Cadastro ➨ Ecommerce ➨ Palavra similar

Cadastro da palavra-chave e das suas similares:


Grupo de atributo ou característica do produto

Nesta tela o usuário cria grupos de características que são comuns aos produtos. O grupo-pai é o grupo Características Gerais que engloba atributos que pertencem a todos os produtos, independente da linha, segmento ou tipo de produto - dimensões, tempo de garantia, cor, etc.

É possível também cadastrar outros grupos, como características hidráulicas, para produtos
que precisam ter informados dados como vazão por hora, litragem máxima, etc.
Cadastro ➨ Ecommerce ➨ Grupo de atributo ou característica do produto

Cadastro do grupo:



Atributo ou característica do produto

São as características individuais dos produtos, como tipo de acabamento, bitola, modo de aplicação, referência do produto, prazo de garantia, etc.
Cadastro ➨ Ecommerce ➨ Atributo ou característica do produto


Cada atributo deve ser configurado individualmente, apontando a qual grupo o atributo pertence, dentre outras informações necessárias:

Na configuração do atributo é definido o tipo de valor do mesmo (texto, inteiro, numérico, lista de valores). Se lista de valores, é necessário informar os valores separados por vírgula. Define também se o campo é obrigatório e se tem valor máximo e mínimo.



Categoria de Objetos e Atributos

A categoria é um agrupamento das características de uma categoria-pai e de atributos individuais específicos do tipo de produto que está sendo vendido.

Se o usuário criar a categoria Inox, por exemplo, e vinculá-la ao objeto-pai Produto-Base, esta categoria será utilizada como categoria-pai pois irá trazer todas as características do grupo Características Gerais, a qual o objeto-pai Produto-Base está vinculado.

Se criarmos outra categoria denominada Torneiras e Misturadores e vincularmos nela a categoria Inox como objeto-pai, o sistema irá trazer todas as características da categoria Inox e irá permitir adicionar outras que são exclusivas do grupo Torneiras e Misturadores.

Esta tela permite gerar um tipo de hierarquia de categorias para produzir categorias mais detalhadas e específicas, onde a categoria-pai de todas as demais é a 1. Produto-Base que traz em si todos os atributos do grupo Características Gerais.
Cadastro ➨ Ecommerce ➨ Categoria de Objetos e Atributos

No exemplo, a categoria Hidráulico está vinculado ao objeto-pai Produto-Base. Portanto ela traz todos os atributos do grupo Características Gerais e em seguida apresenta as características próprias do tipo de produto a qual pertence: