Conciliação de Cartões

Conciliação de Cartões
Pagamentos com cartões


O cartão já faz parte integral da vida de grande parte dos brasileiros. Muitas pessoas já não andam mais com dinheiro na carteira. Pagar com cartão virou algo natural e parece ser uma operação bem simples, não é mesmo?

Acontece que, para os estabelecimentos, o controle das operações em cartão vem sendo parcialmente manual, uma vez que há a necessidade de realizar a conciliação das operações realizadas com os cartões com as planilhas enviadas pelas credenciadoras.

Pensando nisso, nossa equipe desenvolveu uma ferramenta capaz de realizar automaticamente essa comparação entre comprovantes emitidos e o relatório enviado pelas credenciadoras, para auxiliar nossos clientes e parceiros em suas operações com cartões.

O que é a conciliação de cartões?


Em poucas palavras, a conciliação de cartões é a ação de conferir e validar as informações sobre as vendas de produtos por meio de cartões de crédito ou débito, com o controle de vendas da sua empresa e com os respectivos valores a receber por cada transação.

Na prática, significa dizer que você vai conferir, operação por operação, se o registro de vendas da sua empresa condiz com as informações repassadas pela credenciadora da máquina de cartão que você contratou.

Imagine, por exemplo, que você fez três vendas no mesmo dia, para diferentes clientes, que usaram diferentes cartões. Um deles pagou no débito, outro pagou no crédito à vista, e outro pagou no cartão de crédito em quatro vezes. São três operações com taxas diferentes, cujo valor será repassado para a conta da sua empresa em datas diferentes.

Qual a importância da conciliação de cartões?


Confira abaixo alguns motivos pelos quais a conciliação de cartões pode fazer toda a diferença no resultado de sua empresa:

Saber o que vai receber de verdade, descontada a taxa do cartão.


São tantas bandeiras no mercado, tantas credenciadoras, que você certamente não sabe, de cabeça, a taxa de cada operação. Crédito parcelado, débito, vale-refeição, crédito à vista. Vender R$ 50 em cada uma dessas operações pode representar diferentes valores no seu caixa no fim do período.

Com a conciliação de cartões, essa dúvida não existe mais, e você deixa de perder tempo fazendo cálculos improdutivos. A planilha atualiza automaticamente, de acordo com os dados inseridos na primeira vez. Simples, né?

Controlar se o valor descontado das taxas bate com o previsto em contrato.


Já deve ter acontecido: você contrata a adquirente por uma taxa de 2,99% na transação, mas, quando vai conferir o valor recebido, percebe que foram descontados 3,5%. Sem uma conciliação de cartões, essa discrepância pode passar despercebida, permitindo quebras de contrato.

A planilha ajuda nessa tarefa porque automatiza o processo: você só precisa comparar o valor recebido com o valor previsto, sem fazer cálculos extras ou manuais para conferir se a taxa correta foi adotada. Rapidez, agilidade e eficiência para a sua empresa.

Descobrir quais são as vendas no cartão de cada lançamento da conta bancária de sua empresa.


Quando a empresa cresce, as transações na sua conta bancária se tornam frequentes, com um fluxo diário difícil de acompanhar. Aí, fica complicado separar o que é repasse do cartão de crédito e o que é transferência ao olhar apenas o extrato do dia.

A conciliação de cartões elimina essa dúvida, porque todas as transações são facilmente identificadas. Isso significa informação mais rápida e sem chance de distorções para você tomar as decisões mais relevantes a respeito do fluxo de caixa e da gestão do seu negócio.

Identificar erros de operação.


Finalmente, a conciliação de cartões para a sua empresa também vai permitir identificar, com agilidade, cancelamentos não previstos e vendas em duplicidade que eventualmente tenham ocorrido na operação das credenciadoras.

Você se antecipa ao problema e ganha tempo para corrigi-lo o mais rápido possível, minimizando o desgaste e o prejuízo – seu e do cliente.

Como realizar a conciliação de cartões?


No ato de cada venda em cartão realizada pelo Fronter, o sistema solicita, automaticamente, o número do comprovante impresso na via do estabelecimento, gerado pela maquininha.

Para realizar a conciliação siga os seguintes passos:

1 - Abra a tela de Baixa Automática de Cartão


Acesse o seguinte caminho para acessar a tela de Baixa Automática de Cartão.

Financeiro - Baixas - Baixa Automática de Cartão

Baixa automática de cartão (caminho).

2 - Preencha os campos para conciliação


Nesta tela, nós devemos informar a empresa, a maquinha, a conta e a data, das operações realizadas em cartão que desejamos realizar a conciliação.

Existem dois “checkbox” nessa tela, sendo eles: ​

Modalidade, o qual habilita o campo de seleção de modalidade conforme mostrado a seguir.




Sem vencimento, ao selecioná-lo, o sistema irá ignorar a data de vencimento dos lançamentos e trará todas as operações realizadas que possuam o mesmo número de comprovante imposto na lista.



3 - Informe a lista de comprovantes


Nesse passo iremos informar a lista de comprovantes recebidos pela credenciadora.

Para isso, acesse Lista de comprovantes e informe os números recebidos na caixa de Comprovante de vendas e clique em Ok e Sair.

4 - Filtre as operações


Após informar os comprovantes, clique em filtrar para que o sistema nos traga os registros que serão dado a baixa.

5 - Verificar valores e taxas


Nesta tela, localizado do lado direito, temos uma caixa de informações, onde podemos verificar o valor das parcelas, das taxas e o valor líquido. Esses campos podem ser alterados, caso o valor esteja incorreto.

6 - Realize as baixas


Após verificar todas as informações, clique em Processar para a baixa ser efetuada.


Pronto, o processo de Baixa Automática de Cartão / Conciliação de Cartões foi finalizado. Verifique no relatório de Movimento de Contas a entrada do valor na conta.

1 curtida