Balanço de estoque
Como organizar a contagem?
- Identificar, organizar e distribuir setores.
- Separar equipes (pessoas) para contagem e confronto.
- Disponibilizar materiais necessários para contagem do balanço:
- Tonner
- Pranchetas
- Canetas
- Calculadora
- Pincel Atômico
- Papel (listagens)
- Réguas
- Marca Texto
- Caixas de papelão (1 para cada equipe)
- Providenciar café e água para ser servido nos locais de contagem para não existir
deslocamento - Após definir setores de contagem, utilizar a quantidade de setores para definir a quantidade de VIAS do balanço
Criando balanço pai
Gerando filhos automaticamente
-
Será gerado balanços filhos com todos os produtos ativos já inseridos.
- Marque a checkbox destacado.
- Informe a quantidade de vias para cada local (podendo ser alterada posteriormente).
- Será dado o aviso contendo a descrição de todos os balanços criados.
-
Gerando filhos manualmente
-
- Informe a descrição, balanço pai, quantidade de vias e local.
- Clique em para adicionar todos os produtos ativos, conforme selecionado na opção.
Imprimir relatório do balanço para contagem
Lançamento da contagem
- Salve.
- Imprima o relatório de conferência e passe para a equipe responsável.
- Se necessário, corrigir lançamento da contagem:
- Quantidade deve ser MENOR que a contada.
- Remover o produto usando Ctrl+delete.
- Informe a nova quantidade.
-
Salve.
- Quantidade deve ser MAIOR que a contada.
- Basta adicionar a quantidade que falta e será feita a soma das quantidades automática pelo Fronter.
- Quantidade deve ser MENOR que a contada.
- Organize o relatório da contagem e conferência na sequência correta para armazenamento dos relatórios originais da contagem.
- Depois de conferida e lançada a VIA encerrada, deve-se ZERAR itens não contados, clicando em ‘Zerar itens não contados’
Resumo da contagem
- Na esquerda da tela é trazido um resumo de cada produto com os colunas fornecedor, quantidade inicial, contagem, diferença, Custo inicial R$, Contagem R$ e Diferença R$.
- A direita traz informações sobre o local e contagem.
Mapa das vias
- O mapa apresenta a situação das vias, divididas entre Finalizadas e em processo de Contagem.
Preparar ajuste
- Após a contagem dos balanços filhos for concluída, deve ser iniciado o processo de Preparar ajustes.
- Abra e balaço pai e click em Preparar ajustes.
Ajustar
- Clique em Ajustar para iniciar o processo.
5.1 . Ajuste fiscal do balanço
Filtro
- Ajustado automáticamente: São todos os produtos que o valor contado bate com o fiscal, portanto a diferença será de zero.
- Ajustado manualmente: São todos os produtos que já foram ajustados.
- não ajustado: São todos os produtos que tiveram diferença na contagem, para mais ou para menos.
Ajuste fiscal por empresa
-
São distribuídos automaticamente por 3 validações.
1 . Empresa com CNPJ base igual.
2. Empresa que possui a última nota de entrada.
3. Empresa com diferença na contagem que ainda não foi lançado. -
As alterações devem ser feitas direto na grade
Ajuste final
- Confirme que não resta nenhum produto como não ajustado.
- Após todos os produtos estarem ajustados, clique em sair.
Encerrar balanço
- Encerre o balanço para popular a contagem dos estoques.
- Listar relatório de estoque físico com diferenças do balanço (Análise de balanço)
Importante
- Não movimentar mercadorias após iniciar a contagem.
- Todos os processos de movimentação de mercadoria devem ser seguidos conforme orientações para prevenir possíveis falhas, após o processo de balanço.
- Os produtos que estiverem com a unidade de medida M2, deverão ser informados em caixas. Tanto pela equipe de contagem quanto a equipe de lançamento.
- Disponibilizar alimentação para todos os períodos da contagem (Prever tempo de contagem e horários necessários).
- Prever faltas de funcionário e providenciar reservas.
- Verificar possíveis desligamentos de Energia/Telefonia/Internet para o período do balanço. Se atentar aos comunicados de desligamento e remarcar o balanço caso necessário.